quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Google Chrome deixa senhas de usuários expostas e é alvo de críticas










Uma opção nativa do Google Chrome permite que qualquer pessoa, com acesso físico a um computador, possa ver as senhas salvas pelo usuário no navegador. A polêmica ganhou a web com críticas ao Google, já que está sendo vista por alguns como uma perigosa falha de segurança.



Vírus no Android rouba contas em apps de bancos. Saiba como evitar



Google Chrome 17 (Foto: Divulgação)
Google Chrome expõe senhas de usuários (Foto: Divulgação)


Descoberta pelo webdesigner Eliot Kember, o navegador deixa qualquer senha salva disponível. Basta que o usuário do Chrome entre no endereço chrome://settings/passwords e clique sobre a senha armazenada para que ela apareça, sem nenhum tipo de autenticação.



Em resposta à publicação de Kember sobre a polêmica, Justin Schuh, coordenador de segurança do Chrome, declarou ao site Y Combinator que não há motivo para aplicação de uma maior proteção. Segundo o executivo, isso daria ao usuário apenas uma falsa sensação se segurança, encorajando-o a ter um comportamento muito mais arriscado. Ainda de acordo com Schuh, o fato de alguém ter acesso físico ao computador do usuário significa que “o jogo já está perdido” e que não há muito o que fazer.



Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tenha acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto) (Foto: Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tenha acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto))
Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tiver acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto)



Para Eliot Kember, o problema está no Chrome não ser claro sobre isso com os usuários. Outros argumentos de profissionais da área seguem a linha de Justin Schuh, defendendo que a segurança está na senha de acesso ao computador e nas proteções para que este não seja invadido. O assunto envolveu até o criador da World Wide Web, Tim Berners Lee. No Twitter, ele disse que a resposta da equipe do Chrome foi decepcionante.



Outros navegadores como o Firefox e o Safari também permitem que o usuário veja as senhas que salvou. Porém, adicionam outras formas de autenticação para garantir uma maior segurança. No Chrome, o único nível de segurança está em clicar na opção “Nunca para este site”, quando o navegador pergunta se o usuário quer salvar uma senha ou não.



Chrome pergunta, toda vez que uma nova senha é inserida, se o usuário quer salvá-la no navegador (Imagem: Daniel Pinto)
Chrome pergunta, toda vez que uma nova senha é inserida, se o usuário quer salvá-la no navegador (Foto: Reprodução)


Quer saber como solucionar problemas com o certificado de segurança do Gmail? Pergunte no Fórum do TechTudo.



Via TheVerge




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/google-chrome-expoe-senhas-dos-usuarios-e-recebe-criticas.html

0 comentários:

Postar um comentário