sábado, 17 de agosto de 2013

ChefVille e Cooking Mama: confira os melhores games de culinária










Cooking Mama e ChefVille são alguns dos jogos de culinária disponíveis para PC e smartphones. Neles e em outros games do gênero é possível passar o tempo preparando os mais variados pratos, manusear os ingredientes e até cuidar de seu próprio restaurante virtual. Sendo assim, o TechTudo preparou um especial com alguns dos mais interessantes e acessíveis títulos de cozinhar.



ChefVille (Foto: Divulgação)
ChefVille (Foto: Divulgação)


ChefVille



ChefVille é um dos mais populares dos jogos de culinária e está disponível no Facebook, acessível a qualquer cozinheiro virtual que tenha um perfil na rede social. ChefVille é da Zynga, mesma empresa responsável pelos fenômenos FarmVille e CityVille. A premissa é simples: o jogador começa como cozinheiro iniciante e empreendedor de seu próprio restaurante, com poucos ingredientes e habilidade de preparar apenas alguns pratos.



Chefville é totalmente português e permite criar seu próprio cozinheiro (Foto: Reprodução/TechTudo)
Chefville é totalmente português e permite criar seu próprio cozinheiro (Foto: Reprodução/TechTudo)


Conforme evolui, o jogador irá adquirir novos insumos para servir pratos cada vez mais saborosos. A fama do restaurante cresce e novos clientes fazem fila na porta para comer no local, o que também rende dinheiro para ampliar e melhorar o atendimento. Todo progresso pode ser compartilhado com os amigos da rede social, o que rende recompensas no jogo. Ingredientes também podem ser adquiridos com amigos, que podem visitar seu restaurante. Além disso o ChefVille oferece a possibilidade de enviar as receitas reais em português dos pratos por e-mail.



Cooking Mama



Também muito popular entre jogos de culinária, a série Cooking Mama conta com títulos para o portátil Nintendo DS, o console Wii e para iOS. Uma versão para Facebook chegou a ser lançada, mas acabou sendo retirada do site. O game oferece cardápio bastante variado, com doces e salgados de diferentes partes do mundo.



Cozinhe pratos saborosos com o auxílio da Cooking Mama (Foto: Reprodução/TechTudo)
Cozinhe pratos saborosos com o auxílio da Cooking Mama (Foto: Reprodução/TechTudo)


No Nintendo DS, o jogador deve utilizar as funções touchscreen do portátil para preparar os pratos. Fatiar tomates, picar cubos de carne, ralar queijo e misturar ingredientes, tudo é feito com toques na tela. Já no Wii, o jogo se torna bastante realista, já que o controle do console da Nintendo pode ser utilizado como faca, espátula e outros utensílios de cozinha. Entretanto o domínio da língua inglesa nesses jogos é importantíssimo, já que facilita na elaboração de receitas mais complexas.



Café Mania



Em Café Mania o jogador deverá tomar conta de seu próprio restaurante virtual. É possível comprar ingredientes para preparar novos pratos e contratar cozinheiros e garçons para atender melhor seus clientes e aumentar a fama do estabelecimento. O jogo está disponível no Facebook.



Café Mania (Foto: Café Mania)
Café Mania (Foto: Divulgação)


Com o aumento da popularidade é possível aumentar seu restaurante e receber clientes importantes. Também é possível interagir com seus amigos no Facebook e pedir a ajuda deles para cuidar do seu restaurante.



Iron Chef America: Supreme Cuisine



Iron Chef America é um programa culinário de sucesso nos Estados Unidos, estrelado pelo ator Mark Dacascos, conhecido pelos filmes “Double Dragon” e “Esporte Sangrento”. A fama da atração foi tão grande que virou jogo: Iron Chef America: Supreme Cuisine.



Pratos exóticos e complexos devem ser elaborados em tempo recorde em Iron Chef America: Supreme Cuisine (Foto: Divulgação)
Pratos exóticos e complexos devem ser elaborados em tempo recorde em Iron Chef America: Supreme Cuisine (Foto: Divulgação)


Lançado para Nintendo DS e Wii, o game segue os preceitos do programa, com competições entre cozinheiros. O objetivo é preparar pratos exóticos no menor tempo possível e para isso é preciso agilidade e atenção. Haja pressão em limpar um peixe, tempera-lo e assa-lo rapidamente, diante de uma enorme plateia e juízes ávidos por julgar os pratos servidos pelo jogador.



Order Up!!



Muitos dos games de cozinhar são excêntricos ou demasiadamente educativos, o que pode comprometer um pouco da diversão. Order Up!! certamente foge a essa regra. O título tem versões para os consoles PlayStation 3 e Wii, o portátil DS, portáteis da Apple (iPhone, iPad e iPod Touch) e dispositivos com Android. Em todas elas, é comum a variedade do cardápio e a premissa de ter que administrar os restaurantes em que o jogador cozinha.



Em Order Up!!, é preciso levantar uma grana como cozinheiro de fast foods para abrir o próprio restaurante (Foto: Reprodução/TechTudo)
Em Order Up!!, é preciso levantar uma grana como cozinheiro de fast foods para abrir o próprio restaurante (Foto: Reprodução/TechTudo)


No papel de um chef de cozinha iniciante é preciso avançar a partir de uma rede de fast food que serve gordurosos hambúrgueres. No começo, a função é simples: basta fritar bifes, tiras de bacon e fatias de queijo e batatas fritas, além de servir refrigerantes. O trabalho fica mais sofisticado conforme o jogador evolui e assume a cozinha de restaurantes finos.



Particularidades de cada versão: na App Store o jogo é gratuito. Já nas versões para DS e PS3 o game oferece a opção para dois jogadores, que revezam em turnos.



Zombie Café



A mistura de zumbis e games de culinária tira a fome de qualquer um, mas Zombie Café não deixa de ser muito divertido. Disponível para iOS e Android, o app coloca mortos-vivos como funcionários da cozinha de uma lanchonete maltrapilha e mal frequentada. No começo, é possível escolher entre oito tipos exóticos para ser o chef do Café, que será controlado pelo jogador.



Zombie Café traz cardápio voltado aos mortos-vivos (Foto: Reprodução/TechTudo)
Zombie Café traz cardápio voltado aos mortos-vivos (Foto: Reprodução/TechTudo)


No estabelecimento, é preciso oferecer “saborosos” pratos como handburgers (hamburgers de mão), donuts estragados e sanduíches com recheios duvidosos. Com o sucesso da empreitada, a clientela “seleta” começa a aparecer. Gente como subcelebridades, esportistas, mafiosos, cientistas loucos, executivos bem sucedidos e outras figuras caricatas visitam o Café para provar os novos sabores.



Fórum TechTudo: Conheça outros jogos leves para PC.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/08/chefville-e-cooking-mama-confira-os-melhores-games-de-culinaria.html

0 comentários:

Postar um comentário