sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tibia: saiba tudo sobre PVP, as populares batalhas entre jogadores










Tibia, assim como muitos outros MMORPGs, divide várias opiniões a respeito de sua política de eliminar outros jogadores - o famoso combate PvP (Player vs. Player). Por isso, separamos uma pequena explicação sobre os servidores que permitem essas batalhas, além de falar sobre as regras e limitações que cada um deles apresenta.



Confira todas as modalidades e detalhes do intrincado PvP de Tibia (Foto: regiph)
Confira todas as modalidades e detalhes do intrincado PvP de Tibia (Foto: regiph)


Há três tipos de servidores PvP: Os Hardcore PvP, os Optional PvP e os Open PvP. Nos servidores hardcore, não há qualquer limitação, é um mundo onde cão come cão. Nos Optional, apenas durante guerras é permitido o combate entre usuários, os quais sejam de lados opostos. Já o Open PvP possui uma longa lista de restrições que iremos revisar.



Um detalhe a se destacar é que, independente do tipo de servidor, você não tem permissão para atacar um jogador nos 10 primeiros segundos após ele fazer Login com seu personagem. A única exceção é caso esse jogador ataque você primeiro e seja apenas autodefesa.



Hardcore PvP



Como dito, este modo não tem restrições e nem punições. Você pode matar outros jogadores livremente e isso é até mesmo incentivado, já que em um servidor hardcore, a matança acaba virando o foco do jogo.



Em Optional PVP apenas uma guerra dá início aos combates (Foto: zueramparo.blogspot.com)
Optional PVP  (Foto: zueramparo.blogspot.com)


Optional PvP



Neste caso, o PvP é liberado quando duas Guildas decidem declarar guerra, uma contra a outra. Apenas os personagens das Guildas envolvidas podem ferir uns aos outros e também não é possível se mover para espaços ocupados por inimigos ou seus summons. Durante uma guerra você tem um aumento de skills ao atacar seus oponentes.



Open PvP



Diferente do Hardcore e do Optional, o Open PvP tem uma série de restrições, regras e punições para quem as desobedece. Por exemplo, você pode matar jogadores agressivos livremente, aqueles que estejam marcados com uma caveira em seu nome. Porém, ao matar jogadores inocentes - sem caveira - você será marcado como um jogador agressivo, uma presa para os outros.



As punições são distribuídas para os últimos 20 jogadores que causaram danos à vítima nos seus 60 segundos finais de vida, permitindo que um grupo inteiro seja responsabilizado por uma morte. Auxiliar na matança indiretamente, prendendo ou paralisando o oponente, não acarreta em punição, mas o seu nome aparece na lista da vítima como uma pessoa que ajudou a matá-la.



Caso você mate muitos jogadores desmarcados em um certo espaço de tempo, começará a receber punições, que variam dependendo da quantidade de pessoas que matou e o intervalo de tempo em que essas mortes ocorreram. Essas punições são dadas através de um sistema de caveiras no seu nome.



Dependendo do seu comportamento PvP em Tibia, pode receber punições (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)
Dependendo do seu comportamento PvP em Tibia, pode receber punições (Foto: Reprodução: Rafael Monteiro)


A Marca da Caveira



Caveira Branca – Esta é a classificação mais branda, garantida ao atacar outro jogador. Você fica marcado com uma caveira branca por 60 segundos, impedido de deslogar de entrar em zonas de proteção. Caso você continue atacando, esse tempo vai sendo estendido.



Caveira Vermelha – Se por acaso, além de atacar, você eliminar outros jogadores inocentes, os quais não estão marcados com caveiras, você pode ganhar uma caveira vermelha. Ela é enviada a quem eliminar de 3 a 5 jogadores inocentes em 24 horas, 5 a 9 em 7 dias ou 10 a 19 em 30 dias.



A Caveira Vermelha é uma punição média que dura por 30 dias, podendo ser estendida se as infrações forem repetidas. Caso você morra com uma caveira vermelha, perderá todos os seus itens, independente de estar usando Blessings ou Amulet of Loss para prevenir isso.



Caveira Preta – Esta já é uma punição pesada, guardada para jogadores que matem 6 ou mais jogadores inocentes em 24 horas, 10 ou mais em 7 dias ou 20 ou mais em 30 dias. Ela tem duração de 45 dias e, assim como a Caveira Vermelha, pode ser estendida e você perde todos os seus itens ao morrer.



Uma diferença da Caveira Preta é que uma vez marcado por ela, você não tem mais permissão para atacar jogadores inocentes, sem marca de caveira. Isso também significa que você não pode usar magias e runas de área que sejam ofensivas, não pode utilizar magias sem um alvo específico, nem Burst Arrows, pois poderiam atingir pessoas inocentes por tabela.



Como é uma punição pesada, um usuário marcado com a Caveira Preta recebe o dobro de dano em combate PvP contra outros jogadores. Ao morrer, você perde todos os seus itens e retorna ao templo com apenas 40 pontos de Health e 0 de Mana.



Lidar com a morte faz parte de Tibia, como em todos os MMORPGs (Foto: Divulgação)
Lidar com a morte faz parte de Tibia, como em todos os MMORPGs (Foto: Divulgação)


Caveira Amarela – Além das caveiras de punição, há ainda algumas outras, como a amarela, laranja e verde. Caso você esteja com uma Caveira Branca, Vermelha ou Preta, e seja atacado por outro jogador, este que atacou você será marcado com uma Caveira Amarela, visível apenas para você.



Em outras palavras, a Caveira Amarela indica que este jogador atacou você primeiro e que você pode matá-lo sem temer aumentar sua punição, pois está apenas se defendendo de uma agressão.



Caveira Laranja – Já a Caveira Laranja é atribuída quando alguém mata você de forma injusta. Esse jogador ficará marcado com essa caveira por 7 dias, visível apenas para você, simbolizando que tem todo o direito de se vingar dela. Ao atacar esse jogador, no entanto, você ganha uma Caveira Amarela, permitindo que ele se defenda.



Caso seja morto pelo mesmo jogador mais de uma vez, você pode se vingar o mesmo número de vezes que foi morto, a Caveira Laranja só desaparece se você matá-lo tanto quanto ele já te matou ou se os 7 dias de punição se passarem.



Caveira Verde – A Caveira Verde não é uma punição, mas apenas uma indicação de personagens envolvidos em uma guerra de guildas, tanto a sua quanto a rival, e também de integrantes da sua Party. Não há punições por matá-los.



Luta Justa



Em Tibia, existem “Regras de Luta Justa” para definir o que é considerado uma luta honesta e uma luta desleal. Por exemplo: dois adversários se enfrentando em condições de igualdade é obviamente algo justo, mas esperar um usuário estar enfraquecido para então pegá-lo de surpresa é considerado desleal.



As regras de luta justa ajudam jogadores a não perderem muito em ataques covardes (Foto: ruleofsix.blogspot.com)
As regras de luta justa ajudam jogadores a não perderem muito em ataques covardes (Foto: ruleofsix.blogspot.com)


Uma luta é considerada desleal quando 40% do dano infringido a você nos últimos 60 segundos de vida é causado por combates PvP, ou pelo menos se 20% tiver sido causado por outro jogador ou seus summons.



A vantagem é que, quando uma luta é definida como desleal, as suas punições pela morte vão sendo reduzidas, dependendo das condições. Os níveis dos jogadores que te atacaram são somados e comparados ao seu nível e de jogadores que te ajudaram, como oferecendo cura. Se esse número for maior da parte dos que atacaram, sua punição é amenizada.



Suas punições podem ser reduzidas em até 80%, considerando ainda suas bênçãos, reduzindo assim suas perdas proporcionalmente a quão desleal foi a luta.



Como não atacar inocentes



Ativar o Modo Seguro previne acidentes, mas mantenha-se cuidadoso (Foto: Divulgação / Reprodução: Rafael Monteiro)
Modo Seguro (Foto: Reprodução / Rafael Monteiro)


Em servidores Open PvP há um botão de segurança na interface que ativa o Modo Seguro, um modo onde você não pode atacar outros jogadores desmarcados por acidente, mas permite que você ataque jogadores marcados com caveiras. No entanto, ainda há o perigo de atingir inocentes ao utilizar magias ou runas que afetem uma área inteira. Nesse caso você será punido com uma Caveira Branca.



Bloqueio para deslogar



Durante um combate você não pode deslogar do jogo devido a um efeito chamado Logout Block. Após atacar alguém, usar magias ou runas ofensivas, ser atacado por outro jogador ou criatura e até mesmo sofrer dano acidental, você fica impedido de se deslogar por 60 segundos.



Caso você tente fechar o Tibia ou até desligar o seu computador durante esse bloqueio, você sairá do jogo, mas seu personagem continuará online vulnerável, recebendo ainda mais danos e sem poder se defender.



Bloqueio de zona de proteção



Em Tibia há certos locais onde não é possível atacar outros jogadores. Essa localidade é conhecida como zonas de proteção. Tratam-se de templos, depots, navios, casas, entre outros. Caso você ataque alguém e seja marcado com uma Caveira, você fica 60 segundos sem poder entrar em uma zona de proteção, fenômeno conhecido como Protection Zone Block (PZ Block).



Isso ocorre para que você não possa simplesmente atacar alguém e correr para uma zona de proteção, sem dar a chance de que ele revide. Caso você seja atacado e então revide, você não fica impedido de entrar nas zonas de proteção. Ao matar outro jogador, você fica sem poder entrar por 15 minutos.



Magias e runas de ataque que afetem uma área automaticamente deixam você impedido de entrar em zonas de proteção por 60 segundos, pois podem acertar jogadores inocentes por acidente.



Trocando de lugar



Outro elemento que acontece apenas em mundos Open PvP é a ação de Swapping ou Permuta, o que na prática é basicamente uma troca de lugares. Para impedir que outros jogadores prendam fisicamente um usuário, é possível trocar de lugar com quem está tentando te prender.



Trocar de lugar com outros joadores impede que você fique preso (Foto: Divulgação)
Trocar de lugar com outros joadores impede

que você fique preso (Foto: Divulgação)


Caso você fique completamente impedido de andar em todas as direções, por obstáculos, jogador ou summons, você pode trocar de lugar com alguns deles. Quando for possível executar a troca de lugar, os quadrados para onde você pode ir estarão da cor laranja, bastando clicar ou andar na direção dele com as setas para trocar de lugar.



Só não é possível trocar com personagens que estejam em uma zona de proteção, portas, que você tenha atacado primeiro ou que estejam em guerra.



Como não perder bênçãos em PvP



Existe uma bênção (blessing) especial para jogadores que tenham medo de perder suas bênçãos em PvP. Chamada de Twist of Fate, ela pode ser comprada de NPCs dentro de templos e o seu preço é proporcional ao nível do jogador que deseja comprá-la.



Bênção Twist of Fate ajuda a não perder outras bênçãos em combate (Foto: Divulgação)
Bênção Twist of Fate ajuda a não perder

outras bênçãos em combate (Foto: Divulgação)


Com a Twist of Fate, ao ser morto em uma luta considerada desleal (veja as condições acima), você não perde suas bênçãos ao morrer, perde apenas a Twist of Fate, mantendo todas as outras. Uma vantagem é que caso você não tenha outras bênçãos para “proteger”, a Twist of Fate também não será utilizada.



Vale lembrar no entanto que ela só serve para PvP, jogador vs jogador. Caso você morra para um monstro, a Twist of Fate não poderá salvar as suas outras bênçãos.



Encontre companheiros de jogo em Tibia no fórum do TechTudo?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/07/tibia-saiba-tudo-sobre-pvp-populares-batalhas-entre-jogadores.html

0 comentários:

Postar um comentário