quarta-feira, 3 de julho de 2013

Palestra da Fisl14 defende o uso do software livre na educação










Num mundo em que a informação é livre, ou se apresenta desta forma, nem sempre o conhecimento em algumas áreas é acessível a todos. O tópico foi pauta de uma das palestras da Fisl 14 (Feira Internacional de Software Livre), que acontece nesta semana, entre os dias 3 e 6 de julho. A servidora do Serpro-RS, Fátima Conti, tratou do assunto com uma plateia bastante interessada nesta quarta-feira.



20130703_103252 (Foto: 20130703_103252)
Palestra da Fisl 14 sobre liberdade na Internet, software livre e educação, ministrada pela servidora do Serpro-RS Fátima Conti (Foto: Teresa Furtado/TechTudo)


De acordo com Fátima, dentro da área de softwares, a questão do conhecimento e da liberdade são claramente ilustradas pelas limitações impostas pelos detentores de direitos de um programa a usuários que adquirem sua licença. Softwares que bloqueiam a leitura ao receberem uma atualização, forçando o usuário a comprar uma nova licença, são exemplos dessa postura.



Por isso, o software livre é um caminho saudável para democratizar o acesso à tecnologia. Nele há possibilidade inclusive de acessar seu código fonte para fazer alterações conforme sua necessidade e há uma comunidade imensa trabalhando para realizar melhorias diversas, garantindo que suas atualizações estejam acessíveis a todos.



Fátima ainda abordou temas como a importância de uma educação de qualidade, que, com devido destaque para tecnologia, pode fazer com que a sociedade evolua, pois só assim há perspectiva de inovação necessária para isso.



 




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/palestra-da-fisl-14-defende-importancia-do-software-livre-para-educacao.html

0 comentários:

Postar um comentário