sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fisl14: saiba como Novo Hamburgo, no RS, informatizou-se com sucesso










Em palestra no FISL14 (Fórum Internacional de Software Livre), Marcia Schuler, Tatiane Soares de Souza e Charles Leandro Höher apresentaram um case de sucesso sobre o processo de informatização do sistema da prefeitura de Novo Hamburgo, cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS.



Segundo eles, a prefeitura implementou tal processo com o objetivo de fazer com que as informações pudessem circular de forma fácil e dinâmica, tornando-as, assim, acessíveis para quem realmente depende delas no exercício de suas funções.



Com base nos princípios de colaboração, cooperação e compartilhamento, o projeto envolveu três amplos pilares norteadores: assistência social, educação e saúde. A partir deles foram feitos levantamentos das necessidades de cada área e, posteriormente, o resultado obtido pôde se enquadrar em um planejamento global do município.



Charles Leandro Höher fala sobre os desafios da informatização (Foto: Reprodução/Fisl14)
Charles Leandro Höber fala dos desafios da inforamatização em um município. (Foto: Reprodução/Fisl14)


Educação



Através do projeto UCA (Um Computador por Aluno), parte dos alunos de Novo Hamburgo passou a dispor de um notebook para utilização,que pode ser usado tanto em aula quanto em casa. O sistema adotado foi um Ubuntu customizado, que, por possuir uma estrutura enxuta, atende muito bem a configuração básica das máquinas escolhidas.



O projeto também desenvolveu uma forma muito simples de atualização do sistema: as invés de enviar os notebooks para uma assistência técnica, os alunos mesmo fazem o procedimento através da inserção de um pen drive na máquina. A partir disso, a atualização é automática e leva em torno de 10 minutos.



Foi também levado em consideração o aspecto de segurança do notebook, já que havia risco de roubo. Para isso, foi desenvolvido um sistema Anti Furto que possibilita localizar a máquina por IP e capturar imagens de quem está com ela. Para além, com o sistema consegue-se ver as modificações feitas e, por último, se não for possível recuperar o note, fazer o bloqueio da BIOS.



A população em geral, que não ficou de fora desse planejamento, foi agraciada com Telecentros que lembram lan houses e que podem ser utilizadas por qualquer cidadão gratuitamente por até 30 minutos.



Saúde



Neste campo, inicialmente havia muita dificuldade em desenvolver a interação de todos os serviços, já que não são poucos: hospitais, farmácias, vigilância sanitária, postos de saúde, entre outros.



Um dos aspectos levantados com destaque de importância foi o que se refere a geo localização como forma de dinamizar o processo de informação. Através dele, uma pessoa que se cadastra com seu endereço em um posto de saúde tem suas coordenadas (a partir do Google Maps) registradas no sistema.



Dessa forma, qualquer consulta ou procedimento que a pessoa faça, e que se constate alguma doença epidemiológica, é instantaneamente informada as unidades de saúde, que são alertadas para tomarem as devidas precauções. O mais interessante é que o sistema faz automaticamente o mapeamento da área afetada conforme forem registrados novos casos.



Ao marcar uma consulta, o paciente irá receber um SMS com o dia, data, horário e endereço de seu agendamento, para evitar que se esqueça. Com isso, além de instaurar um relacionamento melhor com a pessoa, será possível também otimizar o número de vagas nos atendimentos.



Próximos Passos



Charles Leandro Höher, diretor de TI do munícipio, comenta que a cidade receberá, até o final do ano, uma média de 6000 novas máquinas. Além disso, os agentes municipais ganharão tablets, que serão úteis tanto para que eles registrem os atendimentos em tempo real, como também para que a equipe tenha controle sobre seus itinerários e assim, possa otimizar o tempo conforme sua evolução.



Quer saber mais sobre a Fisl 14? Participe do Fórum TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/fisl14-saiba-como-novo-hamburgo-no-rs-informatizou-se-com-sucesso.html

0 comentários:

Postar um comentário