sábado, 6 de julho de 2013

Fisl14: planta-robô reage a toque humano com sons e luz










Uma das atrações mais legais do 14º Fórum Internacional Software Livre, que ocorre de 3 a 6 de julho em Porto Alegre, é a área de robótica. Lá, desenvolvedores realizam oficinas e apresentam suas invenções, como uma planta-robô que ao ser tocada produz sons e luz por meio de aparelhos.



Quando a mão toca nas folhas, as luzes acendem (Foto: Giordano Tronco)
Quando a mão toca nas folhas, as luzes acendem (Foto: Giordano Tronco/ TechTudo)


A invenção é obra de Ricardo Guimarães, programador do grupo Gypsy Ware, e funciona por conta de uma placa de robótica chamada Arduino. Conectado a um computador e a sensores instalados na planta, o Arduino registra a reação entre a umidade da planta e a mão da pessoa que a toca e traduz tudo em luzes e ruídos, emitidos através de uma caixa de som.



A experiência com a planta está registrada no blog do Gypsy Ware. A programação do Arduino tem muitas utilidades, conta o instrutor de robótica Leonardo Murillo: "Com uma placa dessas e alguns sensores e circuito infravermelho dá para fazer a automação do quarto inteiro brincando. Dá para controlar o ar condicionado e a TV, e também para fazer controle de iluminação, onde a luz da casa muda conforme o dia escurece".



Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco) (Foto: Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco))
Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco/ TechTudo)


O Arduino é um hardware livre e seu projeto está disponível de graça na internet: é só baixar, comprar as peças e montar. Quem não se sentir seguro na empreitada pode encomendar uma placa pronta, cujo custo varia de R$ 40 a R$ 80. Há tutoriais de programação para leigos na internet, mas Leonardo Murillo garante que não é difícil.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/fisl14-planta-robo-reage-toque-humano-com-sons-e-luz.html

0 comentários:

Postar um comentário