sábado, 6 de julho de 2013

Fisl14 ensina como 'fazer' dinheiro com Software Livre










No mundo atual vemos cada vez mais o avanço tecnológico e formas diferentes de se fazer dinheiro. Uma prova disso é o aumento no número de startups, que são projetos que fazem seus proprietários pagar as contas e viver bem. Com software livre não é diferente, é só saber para onde olhar e o caminho a seguir. Esse foi o tema do papo “Como Fazer dinheiro com Software Livre”, no Fisl14, que acontece em Porto Alegre.





  •  


DSC_0301
Jeison Frasson é especialista no desenvolvimento

de aplicativos e plataformas online

(Foto: Douglas Freitas/TechTudo)



Muitas pessoas adotam o software livre como espírito de vida e acaba se tornando militante do código aberto. Mas tem como ganhar dinheiro com o seu projeto nessas condições? Para o analista de sistemas e diretor de tecnologias, Jeison Frasson, tem sim. Segundo ele, quem trabalha com Software Livre tem que seguir alguns preceitos e ficar atento. “Problemas são oportunidades. Quando há alguma dificuldade, ali pode ser a chance de você desenvolver algo bacana e se dar bem”, receitou.



Jeison Frasson é formado como DBA Oracle, é especialista no desenvolvimento de aplicativos, sistemas e plataformas online. Ele é criador do projeto lliure, plataforma para desenvolvimento de websites. Uma grande dica ensinada por ele durante a palestra é: aprender a trabalhar com resultados. Para quem quer projetar com software livre e quer se dar bem com isso, tem que entender que o dinheiro pode não vir através da venda do sistema ou da ferramenta. Na maioria das vezes, o segredo está em saber retirar verba dos resultados gerados pelo software.



Além do estudo técnico, conhecer a história de vencedores na história do software livre é fundamental. Procure ler sobre Richard Stalmman, o fundador do movimento Software Livre, e John "Maddog" Hall, o guru do Linux. Aprenda com as experiências deles e saiba valorizar os seus logros.



Por fim, Jeison lembrou que o software livre é com um código aberto, que pode ser aprimorado constantemente, sempre em busca do modelo de negócio ideal. Se nada der certo, fica a receita final: “Outra maneira de fazer dinheiro com software é ficar famoso e cobrar por fotos tiradas em evento como Fisl14″, brincou.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/fisl14-ensina-como-fazer-dinheiro-com-software-livre.html

0 comentários:

Postar um comentário