segunda-feira, 29 de julho de 2013

Finlandeses conseguem fazer APU rodar a 8.2 GHz e batem recorde mundial










Um grupo de overclockers finlandeses, o The Stilt, conseguiu uma façanha incrível: levaram uma APU da AMD a rodar a 8.2 GHz, batendo todos os recordes mundiais anteriores. Inclusive um atingido pelo mesmo grupo, em junho deste ano, quando chegaram à casa dos 8 GHz usando a APU A10-6800K, que roda na metade dessa velocidade, em 4,1 GHz.



No centro, o buraco por onde o nitrogênio fluiu para impedir a destruição do processador (Foto: Reprodução)
No centro, o buraco por onde o nitrogênio fluiu para impedir a destruição do processador (Foto: Reprodução/Tech Power Up)


Além de dobrar a velocidade do processador, o grupo registrou outros números que dão a dimensão do feito: o bus clock (velocidade de transmissão de dados entre o processador e as diversas interfaces que o ligam aos componentes do sistema) bateu a casa dos 130.21 MHz. Para alcançar o recorde, o A10-6800K foi sobrealimentado com uma corrente de 1968V e o multiplicador registrado foi de 63x.



Caso um usuário comum tente submeter o seu sistema a a valores de tensões mesmo remotamente próximos a 2000 volts, ele irá queimar instantaneamente. Grupos dedicados à realização de overclock a este nível trabalham em estações extremamente controladas e usam até mesmo nitrogênio líquido para impedir que o computador derreta.



O A10-6800K usado no recorde foi montado em uma Asus F2A85-V Pro, numa máquina rodando Windows 7. Não foi informado quanto nitrogênio líquido o grupo consumiu na manobra.



Quer saber qual a configuração de PC ideal para fazer overlock? Pergunte no Fórum do TechTudo!



Via Tech Power Up




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/finlandeses-conseguem-fazer-apu-rodar-82-ghz-e-batem-recorde-mundial.html

0 comentários:

Postar um comentário