terça-feira, 30 de julho de 2013

Chroma Squad é um game brasileiro inspirado em Changeman e Flashman










Chroma Squad é um novo game de estratégia da galera do Behold Studios que se inspira em antigos seriados japoneses como Changeman, Flashman, Maskman e também em versões americanas mais recentes, como os Power Rangers. O estúdio, famoso pelo RPG Knights of Pen & Paper, decidiu prestar esta homenagem com um jogo que vai sair não apenas para tablets, mas também para computadores e até mesmo consoles, se o financiamento coletivo do site Kickstarter der certo. Confira nosso bate-papo com Saulo Camarotti, diretor da empresa, e descubra mais sobre o projeto.



Chroma Squad (Foto: Divulgação)
Chroma Squad (Foto: Divulgação)


No jogo é possível criar seu próprio estúdio e “filmar” um seriado japonês, com direito a muitas personalizações. Saulo nos explicou, primeiro, o que levou o estúdio a optar pelo Kickstarter para financiar o projeto do novo game. “Esse é nosso primeiro jogo no Kickstarter. Decidimos que a comunidade deve fazer parte da criação dele, e assim, criamos a campanha para que todos possam colaborar, seja financeiramente ou com ideias e feedbacks”, disse o diretor.



Até o momento, segundo Saulo, a recepção da campanha tem sido extremamente positiva.”A recepção está melhor do que o esperado. Temos muitos elogios e pessoas ansiosas com a proposta. Diversos fãs de sentais e tokusatsus estão oferecendo ajuda, e querem que nós sejamos muito fiéis com a temática”, disse Saulo. Mas afinal, o que são Sentais e Tokusatsus?



Super Sentai são os esquadrões de heróis japoneses (Foto: Reprodução/Toei)
Super Sentai são os esquadrões de heróis japoneses (Foto: Reprodução/Toei)


Temática japonesa



Super Sentai é o nome dado ao gênero de seriados no estilo Changeman e Flashman. Em japonês, “Sentai” quer dizer esquadrão – o que nos leva a “Super Esquadrão” na tradução direta. Trata-se de uma vertente do tokusatsu, o gênero geral de heróis fantasiados do Japão. Esses personagens são famosos no Japão e tiveram algum sucesso quando foram exibidos no Brasil, na década de 80 e 90. Com mais de 37 temporadas, ano após ano, os Super Sentai sempre se renovam com temáticas diferentes – dinossauros, pássaros, carros, monstros, ninjas, e por aí vai.



No ocidente, os Sentais mais recentes, desde 1993, são adaptados com o nome de Power Rangers. Com mais de 20 temporadas, os Rangers fizeram fama desde a primeira série, onde um grupo de jovens lutava com o poder de dinossauros. Fãs de Super Sentai costumam criticar o seriado, mas na verdade trata-se de uma adaptação oficial, autorizada e apoiada pela Toei, a dona dos Sentais japoneses.



Chroma Squad tem inspiração nestas equipes (Foto: Divulgação)
Chroma Squad tem inspiração nestas equipes (Foto: Divulgação)


É baseado nesta ideia geral que o Behold desenvolveu o novo projeto. Mas de onde saiu a ideia de Chroma Squad? “Aqui no estúdio fazemos os jogos que queremos jogar. Logo, nos inspiramos nas coisas que nos fazem felizes, seja em outros games, RPGs, temáticas fantasiosas e, claro, os tokusatsus que nos acompanharam enquanto crianças. Uma vez que esse tema foi colocado por nossa equipe, todos aqui ficaram empolgados em criar um jogo assim”, disse Saulo Camarotti.



Na opinião de Saulo, jogadores que curtiram sua infância com seriados como Changeman e Maskman vão curtir, e muito, o novo game. “Como no Knights of Pen & Paper, que fizemos inspirados em tantos RPGs, sempre ouvimos elogios por todos jogadores. Com Chroma Squad acho que não será diferente. Nosso jogo terá muito humor, então, espere uma grande brincadeira com a temática, como é a série que acabamos de conhecer Akibaranger”, comentou.



Akibaranger é uma das principais inspirações do Behold (Foto: Reprodução/Toei)
Akibaranger é uma das principais inspirações do Behold (Foto: Reprodução/Toei)


Até mesmo a arte do game é saudosista e lembra jogos antigos, utilizando novamente o estilo “pixel art”, que também foi visto em Knights of Pen & Paper, por isso Saulo esclarece a preferência. “Nosso jogo é inspirado por essa temática muito anos 90, e pra gente faz todo o sentido trazer a linguagem do pixel art como proposta visual. Nós adoramos esse tipo de arte, e gostamos de repensar como um jogo atual e contemporâneo pode ter esse visual”, revelou.



Segundo Saulo, a versão final do game, se o financiamento correr bem, chega nos últimos meses de 2013. Ele espera que o título receba atualizações com o tempo, da mesma forma que ocorreu com seus outros jogos, além de participações especiais de outros heróis “tokusatsus”, como Metal Heroes – no estilo Jaspion – e Kamen Riders.



Será possível criar sua equipe em Chroma Squad (Foto: Divulgação)
Será possível criar sua equipe em Chroma Squad (Foto: Divulgação)


O lançamento de Chroma Squad também pode chegar a plataformas mais inusitadas, como o console Ouya e até mesmo no PlayStation 4 e PS Vita.



Quantas referências de RPGs você conseguiu achar em Knights of Pen & Paper?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/07/chroma-squad-e-um-game-brasileiro-inspirado-em-changeman-e-flashman.html

0 comentários:

Postar um comentário