sábado, 29 de junho de 2013

Vine ou Instagram: qual app vai dominar os vídeos curtos?










A nova função de vídeos no Instagram colocou o aplicativo em concorrência direta com o Vine, que até então era o principal app para imagens em movimento. Confira o comparativo do TechTudo e descubra as diferenças entre os dois serviços.



Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?



Instagram ou Vine: qual é o melhor app de vídeo? (Foto: Reprodução/TechCrunch)
Instagram ou Vine: qual é o melhor app de vídeo? (Foto: Reprodução/TechCrunch)


Duração



Quanto a duração dos vídeos, o Vine segue a tendência iniciada pelo Twitter, dizendo que 6.5 segundos é a duração perfeita para algo nas redes sociais. É certo que muito foi pensado para se chegar a este número, que acaba funcionando como um desafio para os criadores conseguirem contar ou mostrar uma narrativa coerente e sucinta.



O Instagram segue pelo mesmo caminho, mas com vídeos mais longos, de 15 segundos cada. Ainda que tenha uma extensão um pouco maior, as publicações mantêm o padrão do tempo tido como ideal para as redes sociais.



Edição



A simpática interface do Vine (Foto: Divulgação)
A simpática interface do Vine (Foto: Divulgação)


As duas plataformas permitem filmar vários filmes e depois colocá-lo juntos, em ordem. Nesse quesito, o Instagram sai na frente. Se você fizer uma série de vídeos seguidos poderá apenas deletar o último. Por exemplo, se você filmou cinco vezes e a terceira gravação ficou ruim, o programa irá lhe obrigar a apagar o quinto e o quarto clipe para que você possa editar o problema. Ou seja, você sempre só poderá editar o mais recente.



O Vine é ainda mais complicado, se uma série de pequenos clipes não ficar boa, você deverá retirar todos eles do ar e filmá-los de novo. Ainda sim, o app promete implementar muito em breve o modo rascunho, onde você poderá experimentar mais e refazer as filmagens quantas vezes desejar.



O Instagram é famoso pelos seus diferentes filtros que podem ser aplicados as fotografias. No modo vídeo isso não irá mudar e o aplicativo já oferece cerca de 13 filtros para enriquecer seus vídeos. O Vine nunca utilizou este tipo de função e provavelmente permanecerá assim a não ser que o serviço perca muitos usuários para o rival.



Instagram e sua interface de vídeos (Foto: Divulgação)
Instagram e sua interface de vídeos (Foto: Divulgação)


Os dois aplicativos não te permitem usar câmeras para seus vídeos, te limitando a qualidade de seu tablet ou smartphone. Ainda sim, ambos te deixam transferir os arquivos de vídeo para suas câmeras e computadores, onde eles poderão ser editados e postados em outros serviços como o youtube.



Por fim, o Instagram também conta com a função Cinema, atualmente a mais alardeada do aplicativo, e que irá ajudar os cineastas de plantão a realizar filmagens mais estáveis, diminuindo e corrigindo os movimentos involuntários da câmera.



Funções extras



Um vídeo, dois aplicativos (Foto: Divulgação)
Um vídeo, dois aplicativos (Foto: Divulgação)


Tanto o Vine quanto o Instagram também te permitem mudar entre as câmeras traseiras e frontais durante a gravação dos vídeos, possibilitando a criação de diálogos face a face e outras técnicas interessantes.



As funções de compartilhamento dos dois apps são semelhantes, mais o Instagram leva vantagem neste quesito. O Vine possui suporte ao Twitter, Facebook e a própria rede de usuários da Vine, já a concorrência soma Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Foursquare, e você pode criar listas de e-mails com seus vídeos.



Os dois aplicativos também usam geo-tags, mas apenas o Instagram oferece um mapa onde você pode navegar pelas fotos tiradas em determinado local.



Exibição



A diferença entre as redes sociais dos apps (Foto: Reprodução / Techcrunch.com)
A diferença entre as redes sociais dos apps (Foto: Reprodução / Techcrunch.com)


Na hora de visualizar seus vídeos os dois aplicativos parecem ser bem distintos. No Instagram cada arquivo aparecerá normalmente na timeline da rede como se ele fosse uma foto, a diferença repousa no pequeno ícone de uma filmadora no canto superior direito da imagem. Uma vez clicado, o vídeo se inicia de maneira automática, com um atraso de dois segundos de buffer para começar a tocar. Não existem opções para tirar o som dos pequenos vídeos e uma vez chegado ao seu fim, você precisa clicar de novo no mesmo para revê-lo.



O Vine também começa seus vídeos em autoplay, sendo em geral mais rápido do que o rival. O aplicativo também permite que você tire o som de dos clipes. Você poderá visualizar os clipes em qualquer página da internet, graças a possibilidade de inserção do código do vídeo em HTML. Outra coisa diferente é que os vídeos do Vine funcionam como GIFs animados, quando chegam ao fim eles voltam para o começo.



Conclusão



Quem dominará o mercado, Vine ou Instagram? (Foto: Divulgação)
Quem dominará o mercado, Vine ou Instagram? (Foto: Reprodução/Redmond)


O Vine já tem uma grande comunidade de entusiastas dedicados a criar vídeos com o aplicativo. Os limites desafiadores deste app costumam a incentivar e inspirar os usuários a filmar de modo mais criativo e diferenciado.



O Instagram por sua vez foi feito para as massas, com vídeos mais longos, mais editáveis e com dezenas de filtros para deixar tudo o que você filma mais bonito. Certamente o surgimento desta nova opção irá diminuir um pouco o crescimento do Vine, que deverá cada vez mais se voltar para vídeos de uma comunidade de nicho, onde a criatividade será mais presente.



Ainda sim, ambas são plataformas distintas com muito a oferecer, polarizando o mercado de vídeos para smartphones e tablets.



Tabela de comparação













































Instagram

Vine

Os clipes podem ser deletados.

 Os clipes não podem ser deletados.

As gravações podem ser de até 15 segundos

As gravações duram apenas 6,5 segundos

A filmagem tem recurso para ser estabilizada.

Não há recursos para a filmagem estável.

Há a transferência para câmera.

Há a transferência para câmera.

As gravações podem ser compartilhadas no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Foursquare.

As gravações podem ser enviadas para o Vine, Twitter e Facebook.

Não há opção de looping para as gravações.

O looping está disponível.

A Geotag pode ser ativada.

A opção Geotag não está disponível.

A opção Embed ainda não está disponível.

O vídeo pode ser embedado.



 



 



 



 



Tem dúvidas sobre redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo!



Via TechCrunch




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/vine-ou-instagram-qual-app-vai-dominar-os-videos-curtos.html

0 comentários:

Postar um comentário