sexta-feira, 14 de junho de 2013

Praça é reconstruída com caixas de madeira usadas, na Nova Zelândia











Devastada por alguns terremotos em 2010 e 2011, a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi se reconstruindo aos poucos. Entre as iniciativas que surgiram para ocupar o espaço público da cidade, houve uma com objetivos social e ambiental: promover encontros comunitários em um espaço que impactasse de leve o território. Essa era a missão da Pallet Pavilion*, uma praça construída com mais de três mil palets de madeira usados.


O projeto é da organização Gap Filler – que surgiu justamente para preencher as áreas vazias da cidade depois dos terremotos – e contou com a criatividade de designers nativos. Sua construção envolveu trabalho voluntário de mais de 250 moradores de Christchurch, teve o apoio de cerca de 50 empresas locais e durou seis semanas. Os palets usados foram reaproveitados de uma construção que havia sido demolida. A inauguração foi em dezembro do ano passado.


A princípio a Pallet Pavilion seria um projeto temporário. Funcionaria apenas durante o verão, promovendo eventos como apresentações musicais, projeções de cinema, oficinas infantis, torneios de palavras-cruzadas e mercados de segunda mão. Mas quando chegou a hora de desmontar a praça, os moradores se mobilizaram para manter o projeto ali para sempre. Eles fizeram campanha de financiamento coletivo para arrecadar US$ 80 mil. A saída encontrada foi vender patrocínios para cada caixa de madeira.


E não é que deu certo? A Pallet Pavilion funciona até hoje em Christchurch, patrocinada pela própria população – os nomes dos doadores foram pintados nas caixas – e promove o centro da cidade como um lugar para experimentação.


No vídeo abaixo você conhece um pouco mais sobre essa história:



Help keep the Pallet Pavillion for one more summer from Jacob Stanley Creative on Vimeo.


*Pallet Pavilion




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/praca-e-reconstruida-com-caixas-de-madeira-usadas-na-nova-zelandia/

0 comentários:

Postar um comentário