sábado, 29 de junho de 2013

Google e Facebook estão entre os principais alvos de ataques de phishing










Os ataques de phishing praticamente duplicaram nos últimos 12 meses. De acordo com o relatório divulgado pela empresa de segurança Kaspersky Lab, as ações passaram dos 19,9 milhões, que foram contabilizados entre 2011 e 2012, e alcançaram 37,3 milhões. O estudo apontou ainda que empresas como o Facebook, Google, Yahoo e Amazon estão entre os alvos mais comuns.



Dados da Karpesky apontam que ataques de fishing quase dobraram no último ano (foto: Divulgação)
Dados da Karpesky apontam que ataques de phishing quase dobraram no último ano (foto: Divulgação)


Para chegar a esta conclusão, a empresa comparou dados relativos aos ataques de phishing sofridos por mais de 50 milhões de usuários do anti-vírus Kaspersky Security Network no período entre maio de 2012 e 2013. O relatório compleso, intitulado ”A evolução dos ataques de phishing 2011-2013” está disponível, em inglês, na íntegra.



O phishing é a tentativa de adquirir informações pessoais como nomes de usuários, senhas e dados bancários fingindo ser do grupo nos quais estes dados são usados. A forma mais conhecida são os e-mails que dizem ser de bancos, que, segundo a Kaspersky já deixou de ser a forma mais comum e representa apenas 12% dos registros. As ações principais, contabilizadas nos outros 88%, provêm de links ou mensagens instantâneas, como o Skype.



Os dados adquiridos com o phishing podem ser usados para roubar dinheiro, distribuir spam ou outros ataques semelhantes ou também para criar bases de dados com informações para serem revendidas. “O volume e a variedade dos ataques de phishing detectados durante o último ano indicam que o phishing não é apenas uma entre muitas ferramentas de enriquecimento ilícito dos cibercriminosos, mas já representa uma ameaça significativa e visível.” , afirma Nikita Shvetsov, diretora de investigação da Kaspersky Lab.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/06/google-e-facebook-estao-entre-os-principais-alvos-de-ataques-de-phishing.html

0 comentários:

Postar um comentário