sábado, 29 de junho de 2013

Fisl14 traz a Porto Alegre grandes nomes da Tecnologia mundial










O Fórum Internacional do Software Livre (FISL) confirmou a presença de nomes importantes no evento, que é o maior em toda a América Latina na área de Tecnologia da Informação. A 14ª edição está marcada para acontecer entre os dias 3 e 6 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições só podem ser realizadas no evento, e custam entre R$ 140 e 280.



14a edição do FISL está programada para o início de julho em Porto Alegre (foto: Divulgação)
14ª edição do FISL está programada para o início de julho em Porto Alegre (foto: Divulgação/FISL)


O ativista e fundador do movimento Software Livre, Richard Stallman, é um dos que confirmaram presença. Ele é programador, hacker e ativista político na área. E também é autor do GNU GPL, uma das licenças livres mais usadas no mundo.



Outro ativista conhecido que estará no evento é Jon “Maddog” Hall, o diretor executivo da Linux Internacional, uma associação de grandes empresas de relevância na área de Tecnologia da Informação que promovem sistemas operacionais baseados em Linux.



FISL irá reunir grandes nomes da Tecnologia da Informação (Foto: Reprodução/FISL)
FISL irá reunir grandes nomes da Tecnologia da Informação (Foto: Reprodução/FISL)


A 14ª edição do FISL já confirmou mais de 600 horas de programação, e conta com 700 palestrantes e aproximadamente 50 oficinas, atividades culturais, sociais, de entretenimento e lazer. Mais de 4 mil pessoas já se inscreveram e a estimativa da organização é que este número alcance 7 mil.



Quer saber mais sobre o Linux? Acesse o Fórum do TechTudo!



Em 2013, as atividades serão distribuídas em dez trilhas principais: Academia Livre, Administração, Desenvolvimento, Educação, Encontros Comunitários, Hardware Livre, Jogos e Multimídia, Negócios e Tópicos Emergentes, além da apresentação de pesquisas acadêmicas no WSL, o Workshop Software Livre, que reunirá pesquisadores de diversos países.



O evento também criou a Triha Aaron Swartz, com discussões e atividades em homenagem ao hacker e ativista. Os temas incluem cultura, internet livre, compartilhamento, copyleft, creative commons, transparência e hacktivismo. Swartz se transformou em um símbolo do movimento após cometer suicídio no início de 2013 por ser processado por pirataria pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).



Veja também outros participantes do evento:



Mitch Altman (Estados Unidos) – Hacker e inventor, foi um dos pioneiros no trabalho com Realidade Virtual. Inventou o TV-B-Gone, um controle remoto universal compatível com a maior parte dos modelos de televisores existentes e é presidente da Cornfield Electronics.



Valerie Aurora (Estados Unidos) – É escritora, programadora, ativista feminista e cofundadora da Ada Initiative, uma organização não-governamental que promove a inserção das mulheres na tecnologia e cultura aberta.



Tobias Andersson (Suécia) – Um dos fundadores do The Pirate Bay, o maior site de compartilhamento do mundo. É fundador de uma associação sueca criada para apoiar o livre compartilhamento de cultura e informação e questionar o conceito de propriedade intelectual. Atualmente está finalizando um livro sobre os seus dez anos no The Pirate Bay.



Luciana Fujii (Brasil) – Cientista da Computação, trabalha com consultoria e desenvolvimento de Software Livre para uma empresa do Reino Unido. É contribuidora do Cheese, software de Webcam do projeto GNOME, e de projetos multimídia envolvendo o framework Gstreamer.



Alexis Rossi (Estados Unidos) – Diretora de Coleções do Internet Archive, o mais conhecido arquivo web do mundo. Rossi também trabalhou no ClariNet (o primeiro agregador de notícias online) e foi diretora editorial do Alexa, principal medidor de audiência da internet.



Italo Vignoli (Itália) – É um dos fundadores e membro do quadro de diretores da The Document Foundation, responsável pelo marketing e comunicação. Ele também é palestrante internacional da iniciativa. É membro da ASSOLI, uma associação italiana de software livre.



Laura Marotias (Argentina) – É socióloga, dedicada a educação virtual, ativista do Software e Cultura Livre, membro da SoLAr – Software Libre Argentina.



Sérgio Amadeu da Silveira (Brasil) – É sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil, foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde é um dos condutores do grupo de pesquisa Cultura Digital e Redes de Compartilhamento.



Sérgio Amadeu (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Sérgio Amadeu (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Marcos Mazoni (Brasil) – Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e entusiasta do Software Livre. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação.



Marcelo Branco (Brasil) – Ex-coordenador da Associação Software Livre.org, foi um dos idealizadores do projeto Conexões Globais 2.0. Também foi coordenador da estratégia de redes sociais de Dilma Rousseff, três vezes diretor geral da Campus Party Brasil, tendo trabalhado para o governo da Generalitat de Catalunya, na Espanha, como assessor responsável pela Estratégia de Software Livre no governo. É articulador e um dos fundadores do Projeto Software Livre Brasil.



Marcelo Branco (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Marcelo Branco (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Humberto Borba (Brasil) – Hacker, modder e desenvolvedor de sistemas. É mantenedor de dispositivos e colaborador ativo do time de desenvolvimento Android CyanogenMod. Cursa mestrado em Arquitetura da Informação e é pesquisador do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação (CPAI), Universidade de Brasília (UnB).



Cícero Moraes (Brasil) – Vencedor do Prêmio TVCA de Propaganda e Vídeo de 2006, esteve entre os finalista do concurso Cannes Young Lions, promovido pelo YouTube em 2009. Palestrou em diversos eventos de informática, como a Latinoware (2009, 10, 11 e 2012), BlenderPRO (MG, CE, BH e DF), SolivreX (PR), Filsol (GO e MT), XXI Semac (SP) e a VI Atualtec (RR).



Pedro Rezende (Brasil) – Professor da Universidade de Brasília (UNB) e mestre em matemática. Pesquisa criptografia, segurança computacional e o custo social dos modelos de negocios de informática.



Lucas Rocha (Brasil) – Trabalha na Mozilla, onde atua no desenvolvimento do Firefox para Android. Contribuidor do GNOME, onde já foi diretor da GNOME Foundation, membro do release team, e mantenedor. Foi um dos principais desenvolvedores da interface gráfica do projeto Maemo na Nokia.



Alessandro de Oliveira Faria / Cabelo (Brasil) – Sócio-fundador da empresa NETi TECNOLOGIA, especializada no desenvolvimento de soluções com Reconhecimento Facial, Consultor Biométrico e Experiência em Realidade Aumentada.



Michelle Torres (México) – Licenciada em Informática com mestrado em Tecnologias da Informação. Professora e desenvolvedora, trabalha com desenvolvimento para web de alta disponibilidade.



Lincoln de Souza (Estados Unidos / Brasil) – Engenheiro de software na yipit.com, trabalha em ferramentas para tornar a vida de outros desenvolvedores mais fácil e no Python Object System. Contribuiu para o Gnome, como o painel de controle, Glib, Gthumb e outras bibliotecas Python.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/06/fisl14-traz-porto-alegre-grandes-nomes-da-tecnologia-mundial.html

0 comentários:

Postar um comentário