sábado, 8 de junho de 2013

Existe vida inteligente em outros planetas?

















Você gostaria de saber a resposta definitiva para a pergunta: “Existe vida inteligente em outros planetas?” A resposta é simples e está descrita com perfeição matemática na Equação de Drake & Josh.


Existe vida inteligente em outros planetas?


A equação foi proposta pelo astrofísico Frank Drake no ano de 1961 e foi formulada com um proposito bem especifico, estimar o número de civilizações em nossa galáxia, com as quais poderíamos ter chance de estabelecer algum tipo de comunicação.


A Equação de Drake N = R* . F. N. F. F. F. L é composta das seguintes variáveis:



  • N – Número de civilizações extraterrestres na Via Lactéa com as quais poderíamos estabelecer comunicação.

  • R* – Taxa de formação de estrelas em nossa galáxia

  • fp –  Fração de estrelas formadas que possuem planetas em sua órbita

  • ne – Número médio de planetas com potencial de desenvolvimento de vida por estrela que possui planetas.

  • fl – Fração dos planetas com potencial para vida que desenvolvem vida.

  • fi – Fração dos planetas que desenvolvem vida com inteligência.

  • fc – Fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e possuem os meios necessários para estabelecer comunicação.

  • L – Tempo esperado de vida de tal civilização


Ai você para e pensa, “bom… montar uma equação é fácil, quero vê é definir valores para as variáveis, realizar os cálculos e chegar em uma resposta precisa…”


Existe vida inteligente em outros planetas?


Ai eu lhe digo… Frank Drake fez isso, ou pelo menos tentou. Ele estabeleceu os seguintes valores para sua equação: R* – estimado em 7/ano; fp – estimado em 0,5;  ne – estimado em 2; fl – estimado em 0,33; fi – estimado em 0,01; fc – estimado em 0,01; L – estimado como sendo 10.000 anos.


Aplicando na fórmula temos a seguinte expressão: N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31, logo podemos afirmar que o número de civilizações extraterrestres na Via Láctea com as quais poderíamos estabelecer comunicação é 2,31. Agora o que esse valor significa? Eu não tenho a mínima ideia.


Os valores das variáveis são apenas palpites e já foram mudados várias vezes desde sua criação, Drake afirma que a precisão destes dependem muito da quantidade de informação que temos sobre a galaxia e principalmente do otimismo do palpiteiro que vai aplicar os valores.


O mais interessante sobre a Equação de Drake, é que mesmo depois que você a conhece e seus detalhes, ainda permanece a dúvida, existe vida inteligente em outros planetas?




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/wBTCfcozAz0/equacao-de-drake-existe-vida-inteligente-em-outros-planetas.html

0 comentários:

Postar um comentário