sábado, 29 de junho de 2013

5 recordistas de recordes









Qual a ave de caça mais veloz da Europa: a tarambola-dourada ou o tetraz? Foi este pequeno impasse que, em 1954, motivou Sir Hugh Beaver a criar um livro que reunisse curiosidades e ajudasse a resolver debates nas mesas dos pubs irlandeses. Nascia então, em 27 de agosto de 1955, o Livro Guinness de Recordes, guia definitivo de superlativos do mundo animal, vegetal, científico, esportivo. E das esquisitices humanas, claro. O que o então diretor da cervejaria Guinness (o nome não é só uma coincidência!) não imaginava é que o livro fosse se tornar também um recordista.


Desde aquela primeira edição, quando foram inicialmente produzidos apenas mil exemplares e distribuídos gratuitamente, o Guinness já vendeu mais de 100 milhões de cópias em mais de 100 países e já foi traduzido para 37 línguas. Não é pouca coisa. Por isso, não é surpresa que muitas pessoas sonhem em ver o próprio nome entre aqueles que detêm o primeiro lugar no pódio das mais curiosas categorias. Só que alguns levam o desejo realmente a sério: conheça 5 pessoas que possuem múltiplos recordes:


 


1. Ashrita Furman


01


Ninguém conseguiu, até hoje, correr mais rápido que Ashrita a distância de 1 milha equilibrando um bastão de beisebol


Ashrita Furman faz jus ao apelido “Sr. Versatilidade”. Desde 1979, o americano já quebrou impressionantes 464 recordes do Guinness. Além de estabelecer marcos em categorias já existentes, Ashrita é tão versátil que inventou algumas modalidades – como o maior número de “bamboleios embaixo d’água” e a “corrida mais rápida pulando em um pé só”. Um dos recordes que mais inspiram orgulho é o de maior número contínuo de cambalhotas para frente – em 1986, fez 8.341 cambalhotas, percorrendo 19,67km nesse rolamento entrecortado por vômitos (não é fácil ser campeão!). Atualmente, Furman é detentor de 160 recordes e é reconhecido pelo próprio Guinness como recordista de recordes absoluto.


A SUPER já entrevistou Ashrita Furman. Veja só: Conheça o recordista mundial de recordes


 


2. Suresh Joachim Arulanantham


02

Em 2005, Suresh ficou 69 horas e 48 minutos olhando para a tela de uma TV – maior tempo que alguém já passou colado na telinha (pelo menos, oficialmente)


Suresh Joachim é um ator e produtor de cinema que, nas horas vagas, se dedica a quebrar recordes. E ele é bom nisso: já quebrou mais de 60 recordes mundiais, 20 deles ainda não superados. Nascido no Sri Lanka, o recordista leva tão sério seu “hobby” que viu até mesmo em seu casamento a oportunidade de ultrapassar marcos: a cerimônia contou com 79 madrinhas, 47 padrinhos e um bouquet de mais de 60 metros! Suresh, que também é detentor do recorde de Filme produzido em menor tempo (foram gastos apenas 11 dias, 23 horas e 45 minutos, do roteiro à exibição), aproveita a atenção que recebe para tentar ajudar crianças em situações de risco, promovendo ações contra a violência.


 


3. Terry Grant


03

39 x 0


Emoção é o que não falta da na vida de Terry Grant. O britânico trabalha como dublê no cinema e na TV. Seu foco: manobras perigosas. Quando não está na frente das câmeras, Terry também não larga o volante – ele possui um total de 19 recordes cheios de adrenalina. O mais recente, conquistado em junho de 2013, foi o de maior número de “zerinhos” (derrapagem circular que queima muita borracha e deixa marcas de zeros) em 100 segundos. Usando uma réplica de um Ford 1937, Terry conseguiu fazer 39 rotações completas. Melhor não tentar isso em casa.


 


4. Chad Netherland


04

Olha o aviãozinho


“Mestre da força e da destruição”. Assim é conhecido Chad Netherland, grandalhão que é atualmente detentor de 10 recordes mundiais. Destruir catálogos com as mãos, contorcer metais, impedir o avanço de carros (com aceleração de mais de 80 km/h!) usando somente os próprios músculos – nada disso é impossível para Chad. Para gravar seu nome no Livro Guinness de Recordes, Chad comprovou sua impressionante força: entre outros feitos, Netherland foi capaz de impedir, durante um minuto, a partida de dois aviões usando apenas seus braços. Sério.


 


5. Dan Netherland


05


Dan Netherland também tem a força. Mestre em quebrar objetos com as próprias mãos, Dan possui 6 recordes mundiais - e não pretende parar por aí. Ao quebrar, com um único golpe, mais de 14 tijolos – estabelecendo um novo recorde na categoria – não foi muito entusiasta ao comemorar o feito. “Foi uma boa ‘quebrada’ – poucas pessoas conseguem fazer isso – mas não foi bom o suficiente. Minha meta era quebrar 20”, declarou ao World Record Academy. Okay, campeão. Além deste marco, Dan é ainda um destaque em quebradeiras velozes: detém também os recordes de maior número de tijolos quebrados em 60 segundos (76) e de maior número de blocos de concreto destruídos em 1 minuto (trinta). Nada mal.


 


Leia também: Recordistas – por um momento de glória


 



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/5-recordistas-de-recordes/

0 comentários:

Postar um comentário