quarta-feira, 8 de maio de 2013

Senhas mirabolantes nem sempre são mais seguras, ensina a McAfee










Atualmente, as pessoas devem inserir senhas ao sacar dinheiro, ligar o computador, acessar um site, pagar contas e em mais uma infinidade de serviços. Deste modo, a preocupação com o nível de segurança dos códigos é uma realidade. Pensando nisto, a empresa especialista em segurança McAfee listou em seu blog algumas dicas que ajudam a criar uma senha forte e segura.



Segurança na Internet é maior com usuários mais velhos (Foto: Reprodução) (Foto: Segurança na Internet é maior com usuários mais velhos (Foto: Reprodução))
Segurança na Internet é maior com usuários mais

velhos (Foto: Reprodução)




Uma das indicações da companhia é que as pessoas utilizem códigos diferentes para as contas de banco, computadores, e-mail e redes sociais, por exemplo. Dessa forma, se alguém descobrir um deles, pelo menos não conseguirá acessar nenhum outro.






A empresa também divulgou que uma senha considerada forte utiliza uma combinação de letras, números e símbolos. Mas não é necessário criar combinações mirabolantes e difíceis de lembrar, como “aH!$83#tb254xT”. Ao invés disso, o ideal é usar pequenas frases, com uma mistura de caracteres, como “Minha_senha!”. Segundo um site disponibilizado pela Intel para verificação da força de senhas, este simples exemplo levaria cerca de 480 anos para ser hackeado.





Assim que código estiver criado, basta adicionar uma marca para cada site ou local em que precise utilizar uma senha. Por exemplo, se você tem uma conta no Twitter, crie algo como “Minha_senha!_tw”. Para o caso do Facebook, escolha ”Minha_senha!_fb”. Apenas adicionando esses caracteres, o site da Intel indica que a possibilidade é que o password seja descoberto apenas em milhões de anos.






A McAfee ressaltou ainda que um código de segurança não precisa ser complexo para dificultar a desvendado. Uma senha como “Vw42#cD$” ocuparia um hacker por apenas uma hora. Já o código “ceu-azul-claro” o faria perder mais de 324 mil anos.





Um último conselho é que os usuários utilizem também um programa de gerenciamento de senhas. Tais softwares são extremamente úteis e permitem que você as lembre de forma rápida. É possível, inclusive,  baixar no TechTudo Downloads aplicativos do gênero, como o 1Password (Pago), o Lastpass (Grátis) e o KeePass (Grátis). Sugerimos também que não utilizem as senhas usadas como exemplo nesta matéria.



Tem dúvidas sobre segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo!



0 comentários:

Postar um comentário