quarta-feira, 15 de maio de 2013

Movimento 90º: São Paulo precisa de jardins verticais










Tem gente querendo preencher o cinza de São Paulo com verde. Diante da grande disponibilidade de paredões de concreto na cidade e da vontade de transformá-la em um lugar mais agradável e mais habitável, surge o Movimento 90o. Trata-se de uma iniciativa de paisagistas, arquitetos, administradores, advogados, engenheiros e empresários para a instalação de jardins verticais em grandes fachadas de prédios que não são ocupadas nem por janelas.


As vantagens de pincelar a cidade com um pouco de natureza são muitas. Além de criar ambientes mais atraentes, um jardim vertical ameniza a poluição e o barulho que vêm das ruas, contribui para o aumento da umidade do ar e atua como isolante térmico e acústico para os prédios.


O Movimento 90o propõe que o cultivo de plantas seja feito em uma estrutura simples, com sistema automatizado de irrigação e fertilização. “O custo de um jardim vertical é bem baixo em relação à quantidade de problemas urbanos que ele ajuda a resolver”, diz Guil Blanche, paisagista e diretor executivo do movimento. Ele também explica que as estruturas não apresentam nenhum risco de infiltração.


Inspiração é o que não falta. Na página do movimento no Facebook, você pode ver exemplos de jardins verticais em cidades da França, Inglaterra e Espanha que transformaram a paisagem urbana local para melhor.


E a primeira intervenção em São Paulo está prestes a acontecer. O movimento espera conseguir financiamento coletivo – as contribuições podem ser feitas pelo site Benfeitoria, até 18/05. O prazo foi prorrogado! – para instalar jardins verticais em quatro edifícios da Rua Augusta, durante a Virada Cultural deste ano, que acontecerá nos dias 18 e 19/05. Esta primeira atuação do Movimento 90o faz parte do projeto Augusta ComVida, promovido pelo LAB SP, do Instituto Escola São Paulo.


Assista ao vídeo abaixo e imagine como é a São Paulo em que você gostaria de viver!





Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/movimento-90o-sao-paulo-precisa-de-jardins-verticais/

0 comentários:

Postar um comentário