quinta-feira, 23 de maio de 2013

Designer cria carro de Fórmula 1 futurista para a Mercedes










O designer Jeamin Park se debruçou sobre pranchetas para criar o que seria um carro de Fórmula 1 da Mercedes-Benz para o ano de 2025. Com exceção da tradicional cor prateada das flechas alemãs do tempo dos Grand Prix, o veículo propõe uma completa revolução do perfil dos bólidos da F1 e de tudo que a empresa já criou para disputar a competição desde os tempos de Fangio e Stirling Moss.



F1 para 2025 abandona as asas traseiras (Foto: Reprodução)
F1 para 2025 abandona as asas traseiras (Foto: Divulgação)


Para começo de conversa, Park pensou em um sistema que faz com que a área coberta pela suspensão dianteira varie conforme as condições de pista. Se o carro desce uma longa reta, por exemplo, as duas rodas dianteiras estreitam-se e ficam próximas, o que reduz a resistência do ar ao veículo, aumentando a velocidade final.



Ilustração explica o funcionamento do sistema que muda o perfil do carro conforme a condição de pista (Foto: Reprodução)
Ilustração explica o funcionamento do sistema que muda o perfil do carro conforme a condição de pista (Foto: Divulgação)


Quanto mais largo um automóvel é, melhor ele faz a curva. Por isso, ao diminuir para virar, as rodas dianteiras se afastam novamente, deixando carro mais largo e, consequentemente, tornando-o mais estável. O interessante na proposta é o sistema que acionaria o recurso: a própria força centrífuga de uma curva afastaria as rodas.



Nas retas, o Mercedes ficaria mais estreito para ganhar mais velocidade final (Foto: Reprodução)
Nas retas, o Mercedes ficaria mais estreito para ganhar mais velocidade final (Foto: Divulgação)


Além disto, o designer provoca uma grande ruptura com o próprio conceito de carro de Fórmula 1: para ser classificado assim, ele precisa ter as rodas expostas. Park desenhou seu Mercedes com os pneus traseiros cobertos, o que, a rigor, faz do modelo mais um protótipo do que um fórmula.



Tem dúvidas sobre tencologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!



Via Yanko Design




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/05/designer-cria-carro-de-formula-1-futurista-para-mercedes.html

0 comentários:

Postar um comentário