quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conceito de Citroen híbrido tem pneus que mudam de acordo com o clima










O Citroen DS BiRotor é um híbrido com estilo coupé, quatro portas e um chassi modular de alumínio, que otimiza peso, rigidez e segurança. O veículo conceitual foi desenvolvido pelo designer Jose Eduardo Sanchez para usar o que há de mais avançado em combustão e energia elétrica.



Citroen conceitual chama bastante a atenção (Foto: Reprodução/Yanko Design)
Citroen conceitual tem pneus que mudam de formatação conforme o clima (Foto: Divulgação)


O carro tem pneus Michelin Variable Response, feito de uma borracha macia colorida envolta em uma borracha vulcânica mais dura. A roda é coberta com duas fibras de carbono, pressionadas uma sobre a outra. Tudo isso é aliado a um servomotor, que permite que a peça altere sua largura conforme as mudanças climáticas.



O sistema funciona da seguinte forma: quando chove, as lacunas da borracha são alteradas para direcionar a água de maneira mais eficiente. Com o chão seco, o material se fecha, tornando o pneu mais plano, duro e maior. Deste modo, é possível economizar combustível e personalizar o desempenho para as variadas situações que ele pode encontrar.



Citroen (Foto: Divulgação)
Citroen DS BiRotor tem três motores(Foto: Divulgação)


Além disso, o DS BiRotor tem motor Wankel de 600cc e 140 CV de potência, conectado às rodas traseiras através de uma transmissão CVT.  A desvantagem do uso deste tipo de maquinário é compensada com a utilização de óleo orgãnico e biodegradável. Além disto, o veículo conta com um sistema que usa um tanque de aço e placas de aço inoxidável para gerar hidrogênio, a fim de injetá-lo no motor. Assim, haveria uma melhor combustão e geraria uma emissão mais baixa de poluentes.



Para tornar a eficiência ainda melhor, máquina conta também com dois motores elétricos de 30 CV, na parte frontal, energizados por dois supercapacitoresrecarregados constantemente. Há também um painel de gerenciamento de funções e energia no veículo. Com chassi extremamente leve e resistente, o Citroen DS BiRotor, caso saia do papel, se torná um pacote completo, com um bom desempenho, bastante economia, e claro, visual bem interessante.



Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!



Via Yanko Design




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/05/conceito-de-citroen-hibrido-tem-pneus-que-mudam-de-acordo-com-o-clima.html

0 comentários:

Postar um comentário