quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brasileiro cria shooter de zumbis com gráficos de ponta para tablets










Tablets e smartphones servem apenas para jogos casuais como Candy Crush e Angry Birds, certo? Para o desenvolvedor de games e professor do Senac Rio, Renan Reis (29), não. Para o criador do shooter de zumbis 'You Are Surrounded', esses aparelhos também podem ser usados por gamers hardcore. Reis conversou com a coluna Geração Gamer, do TechTudo, sobre o seu jogo criado no modo crowdfunding (com dinheiro de fãs na internet) e também a respeito de sua participação no concurso Indies Crash da E3, a maior feira de games do mundo.



Game de tiro brasileiro foi criado para funcionar em tablets (Foto: Divulgação)
Game de tiro brasileiro foi criado para funcionar em tablets (Foto: Divulgação)


A ideia do jogo surgiu em suas aulas no curso de Design de Jogos, com comentários dos alunos sobre outros games e até sobre séries famosas. Na época, o carioca Renan Reis pesquisava sobre como fazer um programa com gráficos 3D de alta qualidade em tablets. “Alguns alunos sempre me mostravam jogos fantásticos de zumbi, como Into The Dead e The Walking Dead. Essa ideia de zumbi seria usada durante o Global Game Jam 2013, um evento de criação de games em 48hs”, explicou o desenvolvedor.



Shooter funcionando em um tablet: Jogador tem que se virar para matar os zumbis (Foto: Divulgação)
Shooter funcionando em um tablet: Jogador tem que se virar para matar os zumbis (Foto: Divulgação)


No entanto, Reis conseguiu verificar que jogos de tiro funcionam muito mal para locomoção do personagem em primeira pessoa, precisando de comandos de acelerômetro ou mesmo de setas colocadas artificialmente na tela. Com toda essa dificuldade, ele pensou em uma opção de locomoção mais simples e, também, mais intuitiva. “Pensei em um jogo tipo FPS defense, um game para você se defender atirando. Vi que poderia usar os sensores do iOS e do Android para simular um ambiente virtual ao redor do jogador. Isso poderia dar uma sensação nova e imersiva de Realidade Virtual que casava bem com o visual realista”, disse Renan Reis, explicando melhor como funciona sua criação.



Seriado The Walking Dead inspirou o jogo brasileiro (Foto: Divulgação)
Seriado The Walking Dead inspirou o jogo brasileiro (Foto: Divulgação)


Na prática, o jogo funciona como um House of The Dead, aquele título de tiro dos fliperamas, com os zumbis e os monstros ao redor do gamer. Para ouvi-los, o jogador deve usar bons fones de ouvido, virando e derrubando o alvo.



A história do criador do game de zumbis hardcore



Renan Reis joga games desde os 5 anos de idade, quando teve contato com um Atari 2600 de seu tio, mas só foi comprar um Master System depois, quando seu primo se desfez do aparelho para ter um Mega Drive. Gosta de jogos variados, como Chrono Trigger e Donkey Kong, mas também adora Resident Evil 2 e 4, dois grandes títulos com zumbis que inspiraram You Are Surrounded.



Renan Reis, o desenvolvedor de You're Surrounded (Foto: Divulgação)
Renan Reis, o desenvolvedor de You Are Surrounded (Foto: Divulgação)


“Me formei em Física na UFF e em Filosofia na UFRJ. Como gostava de desenhar, jogar e programar, por hobby criava jogos. Aos poucos fui ganhando alguns concursos de jogos, como da Telemig, da Secretaria de Estado de Cultura e da Finep. Eu também fui desenvolvendo para algumas empresas e me profissionalizando”, explica o designer de games. Para Renan Reis, não há uma forma única de entrar no mercado de jogos eletrônicos no Brasil. “A maior parte do conhecimento pra isso ainda está espalhado em disciplinas externas, como Neurociência, Psicanálise, Behaviorismo, Roteiro de Cinema, Publicidade, Marketing, Design Gráfico e outras matérias. Você também deve tentar entrar na cabeça dos atuais desenvolvedores de games”, completa Reis.



Shooter brasileiro permite usar uma variedade de armas, como pistolas e picaretas (Foto: Divulgação)
Shooter brasileiro permite usar uma variedade de armas, como pistolas e picaretas (Foto: Divulgação)


Para o desenvolvedor, os jogos bons trabalham uma mecânica envolvente, que agrada o jogador, mas os games que se sobressaem acima da média buscam criar um ambiente virtual imersivo, como no filme Matrix.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/05/brasileiro-cria-shooter-de-zumbis-com-graficos-de-ponta-para-tablets.html

0 comentários:

Postar um comentário