terça-feira, 9 de abril de 2013

Pareidolia, o fenômeno psicológico que nos faz ver rostos em qualquer lugar!











Olho Incrível com ralo de pia - Paraidolia


A Pareidolia é uma característica presente em todos nós seres humanos, ela nos faz reconhecer rostos em qualquer formação de luz, sombra, objetos, e etc, que formem traços básicos de uma face humana. Conheça a história desse “fenômeno” e veja algumas imagens onde você perceberá que também carrega a Pareidolia dentro de você.


Rosto em Torneira - Paraidolia


Rosto em Despertador - Paraidolia


Rosto em Iceberg no Gelo - Paraidolia


O ciêntista americano Carl Sagan, que realizou estudo sobre o fenômeno conhecido como Pareidolia, afirma que nós seres humanos desde o nascimento somos “programados” para identificar facilmente um rosto humano, provavelmente como uma técnica de sobrevivência natural. Isso faz com que as pessoas apenas com mínimos detalhes consigam reconhecer rostos a distância e com fraca visibilidade. Claro que isso pode também nos levar a comenter erros e interpretar imagens aleatórias ou padrões de luz e sombra como sendo rostos.


Rosto em Pedras - Paraidolia


Rosto em botão de volume - Paraidolia


Rosto em Nuvens - Paraidolia


As vantagens evolutivas da capacidade de discernir com precisão, um amigo de um inimigo em uma fração de segundos são numerosos, como por exemplo, homens e mulheres pré-históricos que ao identificar um inimigo como um amigo poderiam sofrer consequências mortais por este erro. Este é apenas um dos inúmeros casos de pressão evolucionária responsável ​​pelo desenvolvimento da capacidade de reconhecimento facial dos humanos modernos.


Um estudo do cérebro feito em 2009 descobriu que os objetos percebidos como rostos ativam uma determinada área do cérebro, que é muito semelhante a ativada quando nós olhamos para um rosto humano, enquanto outros objetos comuns não ativam essa área. O estudo também percebeu que a ativação dessas áreas é quase como um reflexo, não passando por uma fase de identificação e processamento da informação recebida.


Esses estudos ajudam a explicar por que ao vermos um círculo com linhas no lugar da boca e dos olhos, rapidamente entendemos aquele desenho como um rosto, como acontece no caso da utilização dos emoticons, tão famosos em chats feitos pela internet. O mais incrível não é apenas a percepção de um rosto, mas também a captação da emoção que aquele desenho esta transmitindo, com pequenas mudanças nos emoticons, por exemplo, a grande maioria de nós consegue entender a emoção que aquele desenho está transmitindo.


Rosto em Garrafa Térmica - Paraidolia


Rosto em Carregador de Iphone - Paraidolia


Live-Action-Toy-Story-(3)


Rostos em Binóculos Públicos - Paraidolia


Rosto em muro e janelas - Paraidolia


Casa com formato de Rosto - Paraidolia


Esta capacidade robusta e sutil é o resultado de eras de seleção natural, que favoreceu os indivíduos com a melhor capacidade de identificar, por exemplo, algo ameaçador em outras pessoas, proporcionando uma oportunidade de fugir ou atacar preventivamente. Em outras palavras, o processamento desta informação inconscientemente – antes de ser passado ao resto do cérebro para um processamento detalhado – acelera o julgamento e a tomada de decisões. Um detalhe interessante é que esta capacidade, embora altamente especializada para o processamento e reconhecimento de emoções humanas, também funciona para determinar o comportamento de animais selvagens, o que reforça ainda mais a teoria da Pareidolia, que vê rostos e emoções não só em seres humanos.

Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/pareidolia-o-fenomeno-psicologico-que-nos-faz-ver-rostos-em-qualquer-lugar?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pareidolia-o-fenomeno-psicologico-que-nos-faz-ver-rostos-em-qualquer-lugar

0 comentários:

Postar um comentário