sábado, 13 de abril de 2013

Mulheres se perdem mais do que homens










Eles têm um senso de direção melhor do que elas, é verdade. Isso não é papo machista. E também não tem nada a ver com processo de evolução – aquela velha desculpa pra tudo, desde infidelidade masculina até preguiça de limpar a casa.  A culpa é dos hormônios. Mais precisamente da testosterona. Ela faz com que eles se percam menos no caminho de volta pra casa – ou pra qualquer outro lugar.


Psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, analisaram 35 estudos já existentes sobre a habilidade espacial em humanos e animais, como cavalos, ratos, ratazanas, macacos, etc. E perceberam que, sim, os machos geralmente têm melhor senso de direção do que as fêmeas.


Mas descartam a possibilidade disso ser um resultado positivo do processo evolutivo. “Há muitos buracos nesta teoria. Pense: somente os homens que sabiam o caminho de volta eram bem sucedidos. Eles teriam filhos e, logo, passariam esses genes para todos, inclusive para mulheres”, diz Justin Rhodes, um dos autores da pesquisa.


Eles acreditam que, na verdade, o senso de direção aguçado é um dos efeitos colaterais dos altos níveis de testosterona – tipo barba e voz grossa. Aliás, segundo a pesquisa, estudos já comprovaram que aumentar o nível de testosterona nas mulheres faz com que elas se localizem melhor.


Quem se interessar pela explicação do próprio pesquisador, com desenho e tudo mais, é só dar uma olhada nesse vídeo aqui:



Crédito da foto: flickr.com/vouterismanos




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/mulheres-se-perdem-mais-do-que-homens/

0 comentários:

Postar um comentário