sexta-feira, 19 de abril de 2013

Imagina na Copa: e se, em vez de reclamar, a gente se organizasse para fazer dar certo?










Trânsito, violência, caos nos aeroportos, preços absurdos… “Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa!” A frase tem sido repetida nas ruas, mesas de bares e redes sociais que já virou um bordão para se referir aos problemas do Brasil. Mas e se, em vez de reclamar, as pessoas se organizassem para fazer a situação melhorar?


Essa é a provocação do projeto Imagina na Copa*, criado pelos jovens Fernanda Cabral, Mariana Campanatti, Mariana Ribeiro e Tiago Pereira. A ideia é usar o bordão que surgiu para expressar o pessimismo dos brasileiros como gatilho para iniciar um movimento de otimismo e mudança. Não só para a Copa do Mundo de 2014, mas em prol de um futuro melhor para o país.


Como? Toda semana, a equipe do Imagina na Copa posta em seu site uma história diferente de jovens que já estão se mexendo para mudar o Brasil para melhor – entre elas, está a história do Atados, projeto que estimula o voluntariado em São Paulo. Já ouviu falar? O objetivo é inspirar outras pessoas a entrar no clima de “a união faz a força” e começar a fazer a sua parte para transformar o país.


E tem mais: a iniciativa vai realizar oficinas presenciais sobre mobilização social para os jovens das 12 cidades-sede da Copa, com a intenção de ajudá-los a se organizar para criar seus próprios projetos.


Aliás, os jovens foram escolhidos para ser o público-alvo dessa ação porque, para a galera do Imagina na Copa, eles fazem parte de uma geração que busca significados maiores para a sua presença no mundo e acredita que pode fazer a diferença. Segundo o estudo O Sonho Brasileiro, da agência de pesquisa Box 1824, 74% dos jovens brasileiros se sentem na obrigação de fazer algo pelo coletivo em seu dia a dia e 79% querem utilizar parte do tempo para ajudar a sociedade.


É muita gente disposta a largar o discurso “a culpa é dos governantes” para vestir a camisa do “a responsabilidade também é minha”. Que tal fazer parte desse time? Para se inspirar, assista abaixo ao vídeo de apresentação do Imagina na Copa.



*Imagina na Copa


Foto: Nanagyei/Creative Commons



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/imagina-na-copa-e-se-em-vez-de-reclamar-a-gente-se-organizasse-para-fazer-dar-certo/

0 comentários:

Postar um comentário