sábado, 6 de abril de 2013

Halo e Uncharted; conheça 10 filmes que nunca saíram do papel










Filmes de games são muito bem vistos pelos grandes estúdios de cinema por serem potenciais franquias de sucesso. Porém, apesar do aumento recente das produções cinematográficas baseadas em jogos, alguns games com legiões de fãs e diversas sequências nunca foram adaptados.



Halo-4 (Foto: Halo-4)
Halo 4 (Foto: Divulgação)


Filmes como BioShock e Halo, passam anos sendo desenvolvidos, ganham roteiros, figurinos fiéis ao jogo, atores renomados, mas nunca chegam a serem lançados. Enquanto outros como Street Fighter: A Lenda de Chun Li e Tekken, surgem e fazem os expectadores desejarem que eles nunca tivessem sido lançados. O maior problema ocorre pelo fato da grande dificuldade de reprodução completa da história do jogo. É quase impossível reproduzir um jogo fielmente em um bom filme, afirmam os produtores.



Confira alguns dos filmes baseados em games que nunca chegaram aos cinemas.



American McGee’s Alice

Nomes importantes
envolvidos no projeto: Sarah Michelle Gellar, Wes Craven



Os rumores de uma adaptação para o FPS temperamental surgiram logo após o lançamento do jogo, em meados do ano 2000. O filme vagou entre vários estudos nas mãos de Wes Craven como diretor da Dimension Films. Ao chegar aos estúdios da Universal, Sarah Michelle Gellar, muito conhecida pelo título Buffy: A caça Vampiros, foi convidada para fazer parte do projeto, mas desistiu logo em seguida.



American McGee's Alice (Foto: Divulgação)
American McGee's Alice (Foto: Divulgação)


Mesmo com um novo diretor, Marcus Nispel (O Massacre da Serra Elétrica), infelizmente o filme não chegou a sair do papel e faleceu antes mesmo de ganhar vida.



Asteroids

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Roland Emmerich



A primeira pergunta que vem à mente quando se pensa em um filme de Asteroids é: Será possível fazer um filme com material de origem de natureza tão simplista como Asteroids? Bem, eles o fizeram com Combate. Então, a segunda pergunta é: Eles podem fazê-lo bem?



Asteroids (Foto: Divulgação)
Asteroids (Foto: Divulgação)


Rumores afirmam que a Universal detém os direitos sobre um filme baseado no game, com Lorenzo di Bonaventura (Transformers) como produtor e Roland Emmerich na direção, o homem por trás de títulos como Independence Day e 2012.



O suposto script do filme conta que um grupo de refugiados que fugiram da destruição da raça humana da Terra e estabeleceram uma nova casa em um cinturão de asteróides. Infelizmente, Emmerich já abandou o projeto há muito tempo e o fato de que nós não ouvirmos quaisquer boatos sobre o retorno de novos desenvolvimentos significa que talvez nunca saibamos se um filme de Asteroids é realmente viável.



BioShock

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Gore Verbinski, Juan Carlos Fresnadillo



Situado em uma cidade subaquática e com estilo, arte, atmosfera e enredo únicos, BioShock parece ter sido feito sob medida para uma adaptação no cinema. A Universal Studios também percebeu a oportunidade, adquiriu os direitos da franquia e rapidamente começou a desenvolver o filme. Gore Verbinski, de Piratas do Caribe, foi chamado para a direção.



BioShock (Foto: Divulgação)
BioShock (Foto: Divulgação)


Infelizmente, a necessidade de inclusão de muitos efeitos especiais e o desejo de Verbinski de entregar um filme raro, fez de BioShock um filme com sério risco financeiro. O projeto foi parado em 2010 devido a preocupações orçamentais e, eventualmente, Verbinski passou para o filme Rango CG-animado. Juan Carlos Fresnadillo foi nomeado como diretor 28 semanas mais tarde, com Verbinski possivelmente alocado como produtor.



Infelizmente, a Universal não está mais ligada ao filme, que enfrenta o desafio de encontrar um estúdio disposto a bancar o investimento financeiro de grande porte. É possível que BioShock ainda possa subir à superfície, mas depois de tantos anos de falsos começo, o cenário não parece promissor.



Castlevania

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Paul W.S. Anderson, James Wan



As novidades sobre uma possível adaptação baseada no game Castlevania surgiram em 2005, quando a Crystal Sky Pictures adquiriu os direitos de desenvolvimento do filme. Desde então, o único elemento constante tem sido o diretor Paul WS Anderson, que estaria disposto a adicionar Castlevania a seu currículo de filmes baseados em games (que inclui o Mortal Kombat e as franquias de Resident Evil). Anderson indicou que o filme retrataria as origens do Drácula e sua rivalidade com a família de matadores de vampiros, os Belmont, e que a história se passaria em diferentes períodos de tempo.



Castlevania (Foto: Divulgação)
Castlevania (Foto: Divulgação)


O projeto andou entre vários estúdios e passou por várias regravações ao longo dos anos, chegando perto de ser filmado em pelo menos uma ocasião, com possíveis locações na Hungria e Roménia. Porém, o início da greve dos roteiristas (2007) paralisou a produção.



O projeto foi revivido em 2009 sob a direção de James Wan (Jogos Mortais) - Anderson provavelmente teria permanecido envolvido em alguns aspectos. Mas nenhuma notícia boa veio à tona desde então.



Gears of War

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Len Wiseman, Kate Beckinsale



Gears of War é uma outra adaptação que chegou muito perto de filmagens. Len Wiseman (Underworld) foi convidado para a direção do filme pela New Line, com um orçamento de US$ 150 milhões para trazer à vida a violenta franquia de tiro em primeira pessoa.



Gears of War (Foto: Divulgação)
Gears of War (Foto: Divulgação)


O filme de Wiseman teria sido baseado no primeiro jogo, com foco em Marcus Fenix e mostrando como ele adquiriu sua cicatriz. Curiosamente, a esposa de Wiseman, a atriz Kate Beckinsale, estrela de Underworld, deveria ser a protagonista, dando ao filme um toque um pouco mais feminino do que nos jogos carregados de testosterona.



No entanto, o projeto foi parado quando a New Line decidiu reduzir o orçamento para US$ 100 milhões, modificar o roteiro e encomendar regravações. Wiseman abandonou o projeto na época, mas a contínua popularidade dos jogos significa que um filme de Gears of War filme ainda pode acontecer.



God of War

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Brett Ratner



David Jaffe, criador do primeiro God of War, trouxe a esperança de um filme baseado no game. Relatos ocorridos em 2009 informam que o roteiro foi fiel aos acontecimentos do jogo, porém, o final seria significativamente diferente. Mais tarde, Brett Ratner (X-Men 3 – O Confronto Final) confirmou seu envolvimento com o projeto,



Filme de God of War pode ainda ser lançado futuramente (Foto: Reprodução / TechTudo)
God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)


Atualmente, o filme tem um novo roteiro escrito por Marcus Dunstan e Melton Patrick. A dupla afirmou o desejo de humanizar Kratos em um filme repleto de ação, ao estilo Fúria de Titãs e Imortais, ainda baseado no primeiro título do jogo.



Halo

Nomes importantes envolvidos no projeto: Peter Jackson, Neill Blomkamp



Assim como BioShock, a série Halo tem todos os ingredientes para uma adaptação de sucesso de Hollywood. Porém, seu desenvolvimento enfrenta uma série de barreiras semelhantes durante sua jornada. Um dos grandes desafios foi a própria Microsoft. Frank O’Connor notou o desejo da empresa para esperar o parceiro ideal, em vez de se apressar em uma adaptação. Termos bastante íngremes da Microsoft para royalties fizeram muitos estúdios relutarem a se comprometer. Entretanto, finalmente houve um acordo conjunto com a 20th Century Fox e a Universal.



O filme de Halo teve seu desenvolvimento parado (Foto: Reprodução / TechTudo)
Halo (Foto: Reprodução / TechTudo)


Nesse ponto, parecia que o filme de Halo teria Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) como produtor e Neill Blomkamp (Distrito 9) na direção. Apesar de Distrito 9 estar sendo filmado ainda naquele momento, Blomkamp foi escolhido por causa de sua experiência prévia ao filmar um Halo live-action. Infelizmente, mais tarde a Fox e Universal desistiram do filme devido a preocupações orçamentais e desacordos sobre os termos financeiros.



Por conta dos desentendimentos, Jackson e Blomkamp voltaram a fazer Distrito 9 e a Microsoft colocou o título em espera. Blomkamp rejeitou a ideia de voltar para o projeto, citando a sua frustração ao longo de meses de trabalho infrutífero. Rumores em 2009 apontavam para um combate entre Steven Spielberg e a Halo Dreamworks, mas desde então nenhum novo comentário foi divulgado. Por enquanto, a série da web Halo 4: Forward Unto Dawn é a coisa mais próxima que existe de um filme live-action baseado na franquia.



Metroid

Nomes importantes envolvidos no projeto: John Woo



Das muitas franquias populares da Nintendo, Metroid é indiscutivelmente uma das mais adequadas para se tornar um filme. Porém, além do fato de que John Woo adquiriu os direitos da produção em 2004, sabe-se muito pouco sobre o projeto.



Tudo o que sabemos é que John Woo adquiriu os direitos de Metroid em 2004 (Foto: Divulgação)
Metroid (Foto: Divulgação)


Em dezembro, a IGN teve a oportunidade de entrevistar um dos funcionário da empresa Tiger Hill para descobrir mais sobre a produção do que poderia ter sido um filme de Metroid. De acordo com Brad Foxhoven, o filme teria explorado os primeiros anos da interestelar caçadora de recompensas Samus Aran. No entanto, o projeto nunca saiu do papel, em grande parte por causa da dificuldade em trabalhar com a Nintendo.



A empresa, por sua vez, manteve o sigilo sobre o projeto após o fracasso comercial e as críticas negativas do filme Super Mario Bros. Também não houve muito consenso sobre como Samus deve ser retratada fora das cenas de ação. Infelizmente, Metroid não está mais perto de se tornar um filme do que há dez anos.



Uncharted

Nomes importantes envolvidos no projeto:
David O. Russell, Mark Wahlberg, Robert De Niro, Joe Pesci



Se as coisas tivessem dado certo, poderíamos ter nos reunido nos cinemas no ano passado para ver David O. Russell nas telas do cinema. Russell assinou contrato para dirigir a adaptação da série de ação/aventura para a Columbia Pictures e montou um grande elenco para o empreendimento. O filme contaria também com os atores Mark Wahlberg, Robert De Niro e Joe Pesci. Os dois últimos foram listados para serem o pai e o tio de Drake, respectivamente.



O que deixará Nate perto da morte no novo Uncharted? (Foto: Divulgação) (Foto: O que deixará Nate perto da morte no novo Uncharted? (Foto: Divulgação))
Uncharted (Foto: Divulgação)


Russell estava trabalhando arduamente no desenvolvimento do roteiro no final de 2010 e o filme era esperado para entrar em produção no ano seguinte. Infelizmente, ele desistiu do projeto devido a diferenças criativas, e Wahlberg e o resto do elenco também saíram. Neil Burger (Limitless) foi então trazido a bordo para dirigir e reescrever o roteiro, mas logo depois abandonou o projeto.



Só podemos lamentar que Uncharted nunca tenha acontecido. Russel, juntamente com a credibilidade de atores como Wahlberg, sugerem que Uncharted poderia ter sido o filme de videogame que finalmente quebraria os clichês do gênero no cinema.



Warcraft

Nomes importantes envolvidos no projeto:
Sam Raimi



O diretor Uwe Boll (Em Nome do Rei House, dos Mortos) manifestou um forte interesse em adicionar o filme de Warcraft a seu currículo. Mas, para seu governo, representantes da Blizzard deixaram bem claro que não iriam trabalhar com Boll.



World of Warcraft lança versão gratuita (Foto: Divulgação)
World of Warcraft (Foto: Divulgação)


Em vez Boll, parecia que Sam Raimi (Homem-Aranha, Evil Dead) seria o homem para trazer o reino de Azeroth à vida. O diretor voltou sua atenção para Warcraft após ver que os planos para Homem-Aranha 4 não teriam dado certo. O roteirista Robert Rodat (O Resgate do Soldado Ryan) foi trazido para escrever o roteiro. Infelizmente, Raimi finalmente deixou o projeto para se dedicar ao recente Oz, o Grande e Poderoso. Aparentemente, a Blizzard estava descontente com o roteiro e o ritmo lento de desenvolvimento em geral, mas Raimi recentemente culpou a empresa por seu filme nunca acontecer.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/04/halo-e-uncharted-conheca-10-filmes-que-nunca-sairam-do-papel.html

0 comentários:

Postar um comentário