quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estalar os dedos faz mal?









Confesso que tenho a mania de estalar os dedos da mão com certa frequência. Curioso por natureza, procurei saber se este hábito é ou não prejudicial a saúde, e ainda, tentar entender “o porquê dos dedos estalarem”.

Estalar os dedos faz mal?

Em minhas primeiras pesquisas, encontrei algumas informações que quase criminalizavam a prática de estalar os dedos. Eles informavam que estalar as articulações dos dedos causava artrite, artrose, queda de cabelo, infecção urinária e por ai vai…

Cheguei a ficar preocupado com os dados, mas tranquilizei-me quando li as descrições  sobre o autor do site, ele se qualificava como um experiente quiroprático e recomendava “os estalos” apenas por profissionais capacitados como ele… Espertinho!!

Aprofundei-me no assunto, até encontrar informações mais gabaritadas em sites sobre Fisioterapia (links no final da página).

Ao que parece, o som produzido ao estalar dos dedos, e de outras articulações do corpo, é produzido pelo fenômeno da cavitação, que de forma simplificada, seria a liberação de bolhas de gás que se formam entre as articulações e seus líquidos lubrificantes.

- Mas afinal, estalar os dedos faz mal ou não? O que dizem os cientistas?

Há muito tempo tem gente estalando os dedos e outras bem curiosas quanto ao assunto, duas publicações cientificas buscaram esclarecer o ocorrido:


  1. The consequences of habitual knuckle cracking. West J Med 1975

  2. Effect of habitual knuckle cracking on hand function. Ann Rheum Dis 1990

No experimento de 1975, foram estudados dois grupos de idosos, um com o hábito de estalar os dedos e outro com pessoas que não tinham o costume. Foram realizados diversos exames clínicos e radiográficos buscando evidencias de que a prática degenerava as articulações, mas no final os dois grupos equivaliam-se nos resultados.

Estalar os dedos faz mal?

No experimento de 1990, 300 pacientes foram investigados e também não encontrou-se indícios de que o estalar de dedos provocassem alterações degenerativas nos ossos das articulações. Porém, foi encontrado uma maior incidência de edema nas mãos dos estaladores.

Mas é importante destacar que o grupo de estaladores e não estaladores eram bem diferentes, sendo o grupo de estaladores composto por trabalhadores manuais com tendência a fumar e beber, sendo assim, não há garantias que os edemas tenham sido provocados pela “estalação de dedos“.

Agora munido de todas estas informações, posso estalar meus dedos com mais tranquilidade, sabendo que o único problema será o olhar torto daqueles que se incomodam com o som tranquilizante de “CKEEEK”.


0 comentários:

Postar um comentário