quinta-feira, 11 de abril de 2013

Distração faz você tomar decisões melhores










Emprego novo ou mudança pro exterior? Praia ou montanha? Namoro ou farra? Não sabe qual decisão tomar? Então desencana. Tire um tempo para escutar uma música, ver um vídeo, ou ler um post do CIÊNCIA MALUCA. Enfim, desvie o foco distração é a melhor forma de tomar uma boa decisão.


A conclusão vem de uma pesquisa feita por psicólogos americanos. Eles dividiram 27 pessoas em três grupos e descreveram as características de quatro carros. O primeiro grupo precisava escolher na hora qual era a melhor opção. Já o segundo teve de pesar os prós e contras antes de bater o martelo. Enquanto isso, as outras nove pessoas desencanaram da história do carro e foram fazer uns exercícios de memorização. E, olha só, segundo a pesquisa, a turma dos distraídos tomou a decisão mais sábia.


Durante todo o teste, os voluntários passaram por exames de ressonância magnética. E os pesquisadores descobriram que, mesmo quando você está distraído, a parte do cérebro responsável pelo aprendizado de novas informações continua ativa por mais uns 2 minutos. Ou seja, inconscientemente, você ainda analisa qual decisão deve tomar.


O bom disso é que seu inconsciente age de forma mais eficiente na hora de analisar tooodos os detalhes da situação. “Sua mente consciente tem uma capacidade mais restrita – só pode pensar em algumas características de uma vez”, explica David Creswell, líder da pesquisa. “Mas seu inconsciente não tem essa restrição. E consegue pesar toda a informação relevante de uma vez, de forma mais eficaz”.


A dica do pesquisador: antes de tomar uma decisão difícil, escute sua música favorita. Só decida o que fazer depois de terminar o “ritual”.


Crédito da foto: flickr.com/julia_manzerova




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/distracao-faz-voce-tomar-decisoes-melhores/

0 comentários:

Postar um comentário