quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia da Microsoft: conheça a história da empresa criada por Bill Gates










Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft no dia 4 de abril de 1975, em Albuquerque, estado do Novo México, longe da região do Vale do Silício. A empresa completa 38 anos nesta quinta-feira (4) e, para comemorar, o TechTudo relembra como a companhia atingiu o sucesso que mantém até os dias de hoje - para se ter uma ideia, 85% dos computadores têm o Windows instalado.



Bill Gates, uma dos mentores que criou a Microsoft (Titanas/Flickr/Creative Commons)
Bill Gates, uma dos mentores que criou a Microsoft (Titanas/Flickr/Creative Commons)


Estudante da conceituada Universidade de Harvard desde 1973, Bill Gates - que já javia mexido em computadores quando tinha apenas 13 anos - abandonou os estudos dois anos depois. Ele  preferia jogar poker e fundar um negócio próprio ao lado de Paul Allen, que havia largado a Washington State University para ganhar dinheiro com programação. O primeiro trabalho que a dupla conseguiu foi o de elaborar uma linguagem BASIC para o Altair 8800.



A Microsoft só decolou quando adquiriu o sistema MS-DOS, de Tim Paterson, para ser implantado em um Intel 8086. A empresa encontrou seu meio de sobrevivência com software licenciando o DOS por US$ 75 mil. O sistema se tornou base do Windows, outro sistema operacional baseado na interface de janelas criado pela Xerox.



Até os dias atuais, em 2013, mais de 85% do mercado de computadores conta com o sistema Windows em suas diversas versões, de acordo com dados da Global Stats. Na década de 1990, com a pouca participação dos computadores tipo Mac, da Apple, e a ascensão gradual do Linux, a Microsoft tinha mais de 90% do mercado de software através de licenciamentos. O segredo do crescimento da empresa de Gates foi investir tanto em sistemas fechados, como o do Macintosh e os PCs da IBM, criados em meados dos anos 80.



Steve Ballmer estudou com Bill Gates em Harvard e, dentro da Microsoft, assumiu os cargos administrativos do setor financeiro da empresa. Após processos por monopólio na indústria de software e pela autoria dos programas, Gates deixou o cargo de presidente da companhia para repassá-lo a Ballmer. A entrada de um novo CEO representou um marco na história da empresa: o investimento no mercado de games.



Com a equipe responsável pela API de games DirectX, surgiu então o primeiro console da Microsoft, o Xbox, lançado em 2001. O Xbox 360, à venda atualmente, é o segundo aparelho de jogos eletrônicos da empresa. Ele pode vir equipado com o Kinect, um sensor de movimentos que capaz substituir o controle convencional, lançado em 2009.



O sucessor do Xbox 360 deve mesmo bloquear jogos online (Foto: Divulgação) (Foto: O sucessor do Xbox 360 deve mesmo bloquear jogos online (Foto: Divulgação))
Controle do Xbox 360 (Foto: Divulgação)


O sistema de disputas online nos games, batizado de Xbox Live, rivaliza com a PSN da Sony. A empresa vem desenvolvendo a plataforma para oferecer mais filmes via Netflix e comunicação via Skype. O sistema de comunicação em vídeo, aliás, foi uma das maiores aquisições da companhia agora liderada por Steve Ballmer: foi comprado por US$ 8,5 bilhões, em 2011. A compra, inclusive, fez com que a Microsoft encerrasse o serviço de chat MSN para concentrar seus esforços no produto recém-adquirido.



Em 2010, a Microsoft passou a desenvolver smartphones em parceria com a Nokia, que perdeu o posto de maior empresa de celulares para a Samsung, no ano seguinte. Por esse motivo, a empresa criou o sistema operacional Windows Phone, para competir diretamente com o iOS, da Apple, e o Android, do Google. A ideia da companhia, atualmente, é integrar todos os seus aparelhos e estender o domínio dos software em computadores desktop até os celulares. No entanto, a Nokia, com seus modelos Lumia, ainda fica em terceiro lugar entre as fabricantes de smartphones, na frente apenas do BlackBerry.



Atualização do Windows Phone 7.8 é suspensa para correção de falhas de software (Foto: Reprodução) (Foto: Atualização do Windows Phone 7.8 é suspensa para correção de falhas de software (Foto: Reprodução))
Windows Phone (Foto: Divulgação)


Apesar de não presidir mais a Microsoft, Bill Gates se tornou bilionário graças à empresa. Desde o ano de 2000, ele aparece no topo do ranking das pessoas mais ricas do mundo, segundo a revista Forbes. Dentro de um círculo de amigos e conhecidos, como Warren Buffett, Carlos Slim e Michael Dell, Gates se manteve no grupo do conselho da Microsoft, mas também começou a dar atenção ao mercado de investimentos e à finlantropia. Uma das empreitadas mais conhecidas do bilionário, ao lado da esposa Melinda, é promover pesquisas para erradicar doenças como o polio, além de combater a fome na África.



Mesmo com as doações milionárias que Bill Gates faz periodicamente, além das pesquisas científicas, ele não saiu da lista da Forbes. É segundo colocado do top 10 de 2013, atrás apenas de Carlos Slim, com uma fortuna estimada em 67 bilhões.



Conhece mais curiosidades sobre a história da Microsoft? Comente no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/dia-da-microsoft-conheca-historia-da-empresa-criada-por-bill-gates.html

0 comentários:

Postar um comentário