quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como rastrear encomendas pela Internet










Comprar pela Internet se tornou um processo fácil e rastrear suas encomendas também é muito simples. Cada produto apresenta seu próprio código de rastreamento, que é adotado por todas as empresas equivalentes aos Correios dos outros países. A codificação é formada por duas letras - que identificam o tipo da encomenda -, seguidas de nove números e mais duas letras ao final - que indicam o país de origem.



Confira o vírus que modifica boletos de compras online



Procon-SP lista sites que devem ser evitados para compras online (Foto: Reprodução/Netzee)
Conheça ferramentas para rastrear suas compras feitas pela Internet (Foto: Reprodução/Procon-SP)



Além da própria página de rastreamento de encomendas dos Correios, existe uma variedade de sites e aplicativos que ajudam a encontrar suas compras. A maioria deles informa, inclusive, quando há alteração no local do pacote. Para facilitar sua escolha, o TechTudo reuniu algumas opções de ferramentas que auxiliam no rastreamento de encomendas pela Internet.



Encontre Seu Pacote



Você pode acessar o Encontre Seu Pacote através do versão para aplicativo. Basta inserir o código e pedir para rastrear a encomenda. Ele permite que o usuário acesse a câmera do celular para fazer a leitura de código de barras. Na tela seguinte é perguntado se você deseja se cadastrar – via formulário ou Facebook – para manter um registro de seus pacotes e ser notificado a cada modificação no status.



Após o cadastro, você pode inserir informações sobre a encomenda, dando um apelido identificador ao pacote e escolhendo as formas de notificação desejadas.



EncontreSeuPacote (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
EncontreSeuPacote (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


O destaque do Encontre Seu Pacote fica por conta das opções de notificação, que podem ser enviadas para via e-mail, via Direct Message no Twitter, por notificações do aplicativo ou ainda via RSS.



Muambator



Seguindo aproximadamente as mesmas características da opção anterior, o Muambator pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, disponível para iOS e Android.



Muambator: MuambaTracker e Pacotes (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
Muambator: MuambaTracker e Pacotes (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


Basta criar um perfil para organizar suas encomendas e acessá-las de qualquer uma das plataformas. O aplicativo também envia notificações, via RSS, email ou Twitter. Seu diferencial fica por conta da interface, prática e objetiva.



Rastreio Correios



O Rastreio Correios não é, apesar do nome e do ícone, um aplicativo oficial dos Correios. Disponível gratuitamente para Android e livre de anúncios, ele não necessita de um cadastro para funcionar.



Rastreio Correios (Imagem: Reprodução / TechTudo)
Rastreio Correios (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


Possui modo de visualização de múltiplas encomendas em uma única tela, filtro de busca e atualização automática de status. As notificações são feitas pelo aplicativo toda vez que há uma evolução no andamento do objeto rastreado.



Minha Encomenda



O Minha Encomenda é um programa para Windows que permite organizar rastrear todas as suas remessas nos Correios do Brasil. Essa é uma opção sem notificações automáticas, o que a torna recomendável para quem trabalha com uma quantidade maior de encomendas, e precisa fazer o acompanhamento contínuo destas.



Minha Encomenda para Windows (Imagem: Reprodução / TechTudo)
Minha Encomenda para Windows (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


CadeEncomenda



Essa é uma alternativa para quem utiliza Mac OS X. O aplicativo permite rastrear e organizar suas encomendas. O app não é gratuito, mas traz a diferença de um sistema de notificações restrito ao Dock.



CadeEncomenda (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
CadeEncomenda (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


REC



O Rastreamento de Endomendas dos Correios, ou REC, é outro que, apesar do nome e marca, não é desenvolvido pelo Correios.



Funciona como uma extensão para o navegador Chrome, que promete um rastreamento automático de encomendas a cada 15 minutos e notificação, caso haja alteração nos status.



REC - Rastreio de Encomendas (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
REC - Rastreio de Encomendas (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


Ainda em versão beta (0.3), ele facilita a inserção dos códigos de rastreamento ao permitir isso com um clique no botão direito do mouse. Além disso, permite a sincronização dos itens rastreados em outros computadores por meio do login do Google no Chrome.



Correios – Rastreamento



Também não oficial, o Correios – Rastreamento é uma extensão para Firefox que aplica a ferramenta de pesquisa de pacotes entre as ferramentas de busca do navegador.



É uma forma bem simples e substitui os passos de entrar na página dos correios para encontrar sua encomenda. Não possui sistema de notificações.



Extensão para Chrome Correios-Rastreamento (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
Extensão para Chrome Correios-Rastreamento (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)


Chegou?



Esse é um aplicativo para iPhone e iPad dos mais completos. O Chegou? tem o diferencial de permitir rastreamentos dos Correios, FedEx, UPS e USPS.



O Chegou permite também a sincronização via iCloud. O app não é gratuito, mas permite o rastreamento rastreamento internacional via aquisição.



Chegou? (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto) (Foto: Chegou? (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto))
Chegou? (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)



Tem dúvidas sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/como-rastrear-encomendas-pela-internet.html

0 comentários:

Postar um comentário