sábado, 6 de abril de 2013

Como navegar de forma segura no Facebook e livrar seu pc de malwares










Ao mesmo tempo que oferece diversos conteúdos enriquecedores e de qualidade positiva para o usuário, a Internet também pode ser um local bastante perigoso para quem não se atenta para isso. Nas redes sociais, isso se agrava. Afinal, no Facebook, por exemplo, um usuário costuma compartilhar diversas informações pessoais que ficam à mercê de uma grande quantidade de golpes virtuais e hackers. Por isso, é preciso bastante cuidado.



Veja o novo vírus do Facebook que rouba dados pessoais de usuários



Privacidade no Facebook tem que ser configurada corretamente (Foto: Reprodução Thiago Barros)
Privacidade no Facebook tem que ser configurada corretamente (Foto: Reprodução Thiago Barros)


O TechTudo ouviu um especialista em segurança online que deu algumas dicas bastante interessantes de como se proteger de vírus e aplicativos mal intencionados no Facebook. Ícaro Martins, Senior Developer e Consultor de Midias Socias da Kinetics Mobile, destaca a importância de saber configurar bem as configurações de privacidade do perfil da rede social para evitar quaisquer problemas. Segundo ele, até as publicações para os amigos no feed de notícias podem ser ameaças em potencial.



“Cuidado ao repassar dados. Muitas vezes você pode estar passando dados a terceiros e não tem a menor ideia. Suspeite, por exemplo, de posts e correntes que pedem que você 'monte textos codificados' baseados em informações pessoais, como data de nascimento. Esta prática é muito utilizada ('Publique em seu mural Cidade X para seu dia de nascimento, e Cor Y para seu mês de nascimento'), não para ver que texto forma, mas sim para que aquele que criou a corrente ou o post saiba um pouco mais sobre você. Desta forma, este indivíduo estará coletando mais e mais informações sobre os usuários da rede”, destacou Ícaro.



Segundo ele, as “correntes do bem” também podem ter intenções maliciosas. Caso elas se espalhem, as coisas ficam ainda piores. “Suspeite de 'correntes do bem', com temas sobre crianças abandonadas, animais mal tratados, doenças, entre outros. Algumas correntes falsas postam, por exemplo, links sobre como fazer doações e outras ações. No entanto, podem conduzir a sites maliciosos. Este tipo de corrente se aproveita da bondade e da solidariedade das pessoas para propagar a informação e, consequentemente, disseminar o site malicioso e contaminar um maior número de máquinas/dispositivos”, observou.



Aplicativos também podem ser perigosos



Muitos aplicativos, atualmente, pedem os dados de login do Facebook para que o usuário faça a autenticação de sua conta. Segundo Ícaro, não é prudente confiar em todos eles e, até que o usuário se assegure de que o software não é malicioso, a cautela é necessária.



Aplicativos também podem ser perigosos (Foto: Reprodução Thiago Barros)
Aplicativos também podem ser perigosos (Foto: Reprodução Thiago Barros)


“Desconfie de aplicativos que exigem permissões além das mais básicas, como por exemplo 'o aplicativo X pode postar em seu nome', 'email', entre outros. Se você não está certo das intenções do aplicativo, não aceite. Uma boa prática é restringir o alcance das publicações a ‘somente eu’ enquanto não confiar plenamente no mesmo. Desta forma qualquer, publicação ou ação feita pelo aplicativo estará limitada a você mesmo”, alertou o consultor.



As funcionalidades prometidas por alguns aplicativos também podem mostrar se ele é bem intencionado ou não. Um exemplo dado por Ícaro é o dos softwares que oferecem serviços como “veja quem visitou seu perfil”. Este tipo de recurso, dificilmente, vai ser autorizado pelo Facebook, já que viola configurações de privacidade da rede social. E, portanto, provavelmente, este aplicativo é mal intencionado.



Confira abaixo mais dicas do especialista sobre a segurança no Facebook:



Ativar verificação de publicação em seu mural e fotos marcadas - Faz com que qualquer publicação de amigos em sua linha do tempo e marcações em fotos tenham que ser aprovadas por você antes de aparecer para outras pessoas e em seu mural. Isto, além de preservar sua privacidade, torna mais difícil “pegarem carona” com seu nome para divulgar links maliciosos.



Como ativar: Configurações de conta->Linha do tempo e marcações->



Cuidado com as publicações no feed (Foto: Reprodução Thiago Barros)
Cuidado com as publicações no feed (Foto: Reprodução Thiago Barros)


Navegação Segura - Vale ativar a esta opção. Desta forma se utilizará o protocolo HTTPS que criptografa todas as informações. Esta prática evita que outra pessoa na mesma rede que o usuário tenha acesso às suas informações. Também é uma forma útil de verificar se o domínio acessado está correto, evitando golpes de phishing, onde é usada uma página falsa do Facebook usada para captura de logins e senhas.



Como ativar: Configurações de conta -> Segurança -> Navegação Segura



Notificação de Login - Ative esta opção para receber via SMS notificações de logins em computadores. Assim, você mantém o controle sobre eles e identifica rapidamente que alguém assumiu sua conta.



Como ativar: Configurações de conta -> Segurança -> Notificação de Login



Dispositivos reconhecidos – É importante remover dispositivos antigos, como aquela vez em que você se conectou ao Facebook no computador de um amigo. Desta forma, a lista de dispositivos “confiáveis” ficará restrita aos computadores que você costuma usar. Especialmente útil para quem acessa em lan houses e computadores compartilhados.



Como ativar: Configurações de conta -> Segurança -> Dispositivos reconhecidos



Sessões ativas - Nesta opção é possível verificar todos os seus logins ativos e fazer a desconexão deles remotamente.



Como ativar: Configurações de conta -> Segurança -> Sessões ativas



Ativar aprovação de login - Com isso, você recebe um código em seu celular para confirmar o login quando você faz o faz em uma máquina não registrada na sua lista de dispositivos reconhecidos. Porém, neste caso, você ficará dependendo do SMS da operadora para efetivamente entrar no Facebook e isto às vezes pode ser demorado.



Como ativar: Configurações de conta->Segurança->Aprovações de Login



Tem dúvidas sobre segurança no Facebook? Pergunte no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/04/como-navegar-de-forma-segura-no-facebook-e-livrar-seu-pc-de-malwares.html

0 comentários:

Postar um comentário