quarta-feira, 17 de abril de 2013

App para Chrome permite esconder mensagens de texto em fotos do Facebook










Um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Oxford, desenvolveu uma extensão para o navegador Google Chrome que permite ocultar mensagens em imagens compartilhadas no Facebook. Batizada de Secretbook, a aplicação é resultado do projeto de pesquisa de Owen Campbell-Moore, que visa demonstrar que é possível esconder dados nas redes sociais, onde, teoricamente, as informações são sempre muito expostas.



A imagem a esquerda é a original e a da direita foi codificado com uma mensagem secreta (Foto: Reprodução)
A imagem a esquerda é a original e a da direita foi codificado com uma mensagem secreta (Foto: Reprodução)


A técnica utilizada para desenvolver esta ferramenta não é uma novidade. Conhecida como estenografia, é um ramo particular da criptografia que consiste em camuflar uma forma escrita dentro de outros arquivos, sejam imagens, músicas e, até mesmo, vídeos.



Para desenvolver o plugin, o estudante utilizou em específico a técnica de estenografia em imagens JPEG. A mensagem é codificada e escondida na maquiagem digital da foto e não em seus pixels, fazendo mudanças praticamente imperceptíveis à imagem, como pode ser visto acima.



Secretbook (Foto: Reprodução/PetaPixel )
Secretbook (Foto: Reprodução/PetaPixel )


A extensão está disponível somente para o navegador Google Chrome e é necessário que tanto o emissor quanto o receptor a tenham instalado. As mensagens ocultas são restritas a 140 caracteres e, ao escrevê-las, é obrigatório utilizar uma senha. O código deve ser compartilhado com o destinatário para que ele a possa ler o que foi escrito.



Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!



Via PetaPixel




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/app-para-chrome-permite-esconder-mensagens-de-texto-em-fotos-do-facebook.html

0 comentários:

Postar um comentário