sábado, 13 de abril de 2013

Animais biologicamente imortais













A imortalidade sempre foi um dos grandes desejos da humanidade, e é foco de diversos estudos filosóficos, religiosos e científicos. Mas seria possível viver eternamente?

Animais biologicamente imortais

Ainda não temos certeza se a forma humana suportaria uma existência interminável, pois possui muitas limitações biológicas. Entretanto existem algumas especies de animais que podem viver para sempre devido sistemas de regeneração semelhantes ao do mutante Wolverine.

A água-viva Turritopsis nutricula, por exemplo, não consegue morrer de forma natural, é o único animal conhecido que consegue reverter-se para a fase de imaturidade sexual após seu “estágio adulto”. Apesar de sua capacidade de rejuvenescer a medusa Turritopsis nutricula é vítima de vários predadores naturais e doenças.

Turritopsis nutricula

Na verdade a Turritopsis nutricula é um animal com potencial de vida eterna, já que pode retornar ao seu estado mais jovem quando necessário e esta ação aparenta não ter limitações, entretanto, como ainda não foi possível acompanhar toda a trajetória de vida do animal, não se tem certeza de quanto tempo podem viver.

O Tardigrade, também conhecido como “Urso da Água” (Water Bear) é um pequeno animal invertebrado multicelular. Ele é capaz de viver em ambientes diferentes ao redor do planeta, indo de regiões polares a florestas e tundras. Estas pequenas criaturas foram lançadas no espaço abordo do foguete Soyuz e expostos as condições extremas, inacreditavelmente a maior parte deles sobreviveu.

Animais biologicamente imortais

Suas características genéticas possibilitam que entrem em um estado de vida suspensa dando-lhes incrível resistência a fatores externos. Eles possuem um grande potencial para a vida eterna.

As Hidras são pequenos grupo de animais de água doce, que possuem um sistema de regeneração muito eficiente. Quando elas sofrem algum tipo de dano corporal, passam por um processo chamado de Morphallaxis.


As Hidras praticamente não envelhecem, sendo que sua morte normalmente ocorre por doença ou ações de predadores. São praticamente animais imortais.






Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/pPFmlJY_AcM/animais-biologicamente-imortais.html

0 comentários:

Postar um comentário