quarta-feira, 20 de março de 2013

Vírus abandonam PCs para atacar smartphones e tablets, mostra Kaspersky





Boa Tarde!






Não são somente os consumidores que estão migrando dos computadores para tablets e smartphones. Os vírus também estão seguindo este caminho, de acordo com um estudo feito pela empresa Kaspersky, especializada em segurança online. O principal alvo dos arquivos maliciosos é o Android, sistema operacional móvel do Google.



Androids estão sendo cada vez mais infectados (Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)Androids estão sendo cada vez mais infectados

(Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)


Segundo o relatório "Mobile Malware Evolution", 99% das ameaças atuais são feitas à plataforma do Google. Os principais problemas são SMS Trojan e exploits. A pesquisa aponta que mais de 43 mil programas maliciosos para o sistema operacional foram identificados pela companhia em 2012.



“As ameaças mais comuns no Android podem ser divididas em três grandes grupos: SMS Trojans, que roubam dinheiro enviando mensagens de textos para números premium; adware e exploits que são utilizados pelos criminosos a fim de conseguirem pleno acesso ao dispositivo e aos dados nele armazenados. Outro ataque que chamou a atenção da companhia foi a botnet chamada Foncy. Por meio dela, os crackers conseguiam controlar os smartphones e tablets”, explica a Kaspersky.



O analista Denis Maslennikov, responsável pela pesquisa, destacou que o crescimento do mercado dos dispositivos móveis não é a única razão para tal. Segundo ele, a grande popularidade dos novos sistemas é determinante, porém a falta de cuidado dos usuários para baixar arquivos e a fácil disseminação de um malware no ambiente mobile.


0 comentários:

Postar um comentário