quinta-feira, 21 de março de 2013

Saiba quais são os cuidados para comprar um PC ou Mac usado





Bom Dia!






Muita gente pensa em comprar um PC ou Mac usado, mas tem medo de errar na hora de escolher o computador. Para quem está nesta situação, o TechTudo preparou algumas dicas para mostrar que é possível adquirir e usufruir por um bom tempo um computador que não é zerado.



Antes de iniciar a busca, é necessário estar ciente de que, ao comprar de um equipamento usado, dificilmente se encontra um modelo atualizado. É provável que ele tenha o processador um pouco defasado, menos memória RAM que o padrão atual e discos com menor capacidade. Em compensação, encontra-se preços menores e, dependendo do vendedor, boas condições de pagamento.



Sensor permite uso dos olhos para controlar PC (Foto: Divulgação) (Foto: Sensor permite uso dos olhos para controlar PC (Foto: Divulgação))
Comprar um computador usado requer muita atenção e pesquisa (Foto: Divulgação)


O primeiro item - e o mais importante a ser verificado - é a confiabilidade de quem está vendendo a máquina. Neste quesito, quanto mais o comprador conhecer o vendedor, mais saberá como ele cuidava do aparelho ou em caso de empresa, se vale a pena negociar com ela.



Encontrando os “pequenos” defeitos



Desfeitas as dúvidas em relação ao vendedor, é hora de avaliar o equipamento na prática. Um das primeiras verificações a ser feita é a visual: o interessando deve olhar atentamente para o computador - de todos os ângulos - e ver se existe algo de anormal ou que esteja em desacordo com suas expectativas. Falhas na tela, monitor com pontos luminosos que exibem cores que não condizem com a imagem, teclas que não funcionam e danos na carcaça são alguns tipos de defeitos que podem haver.



Nenhum detalhe pode passar despercebido e cada defeito encontrado deve ser questionado. Depois, é hora de avaliar se a compra vale a pena mesmo com as imperfeições notadas e, caso a pessoa opte por fazê-lo, é capaz de conseguir um bom desconto.



Procure defeitos, como uma tecla solta teclado (Foto: Reprodução/ Papel de Parede para PC)
Procure defeitos, como uma tecla solta no teclado (Foto: Reprodução/ Papel de Parede para PC)


De qualquer modo, antes de fechar o negócio, é necessário ver o aparelho funcionando. Portanto, é fundamental ligar o computador e verificar se a ventoinha da fonte está funcionando. O passo a ser tomado em seguida é verificar se a CPU está sendo produzido algum ruído e, depois de alguns minutos, tocar na carcaça e sentir se está esquentando. Todos esses itens, se confirmados, indicam defeitos de hardware que podem gerar outros problemas maiores no futuro.



Checando a inicialização



O primeiro teste a ser feito na máquina ligada é a observação do processo de inicialização, seja em um PC ou Mac. O interessando deve companhar o processo de boot do equipamento e olhar atentamente para ter certeza de que ele não vai parar em algum momento. Qualquer pausa durante a inicialização é um forte indício de problemas e deve ser questionado ao vendedor. O melhor a se fazer com um equipamento com problemas na inicialização é não comprá-lo.



O notebook HP Pavilion DV6-6170BR é uma boa opção para uso doméstico (Foto: Divulgação) (Foto: O notebook HP Pavilion DV6-6170BR é uma boa opção para uso doméstico (Foto: Divulgação))
Máquinas com problemas durante o processo de inicialização não devem ser adquiridas (Foto: Divulgação)



Embora tenham um hardware parecido (ambos usam processadores Intel), Macs e PCs  divergem em alguns aspectos, como a inicialização, o sistema operacional e, em alguns casos, nos nomes de alguns periféricos. Como até o momento apenas verificações visuais foram feitas, é hora de fazer algumas checagens através de programas, e por isso, é preciso separar os dois tipos de aparelhos.



Cuidados com PCs



Um dos primeiros cuidados a serem feitos em PCs é verificar seu desempenho. Isto, atualmente, pode ser feito através do "Índice de Experiência do Windows". Ele foi criado pela Microsoft para medir a performance do computador de acordo com os componentes do sistema, como processador, memória, disco rígido etc.



Para ver a pontuação do "Índice de Experiência do Windows", o usuário deve seguir os passos: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.  Entretanto, este indicador pode ser adulterado, por isso, o melhor medidor de desempenho ainda é o uso. Para testar, é interessante iniciar diversas tarefas ao mesmo tempo, como navegar, reproduzir músicas e vídeos, editar texto, entre outras, e tirar suas próprias conclusões.



Índice de Experiência do Windows não é confiável (Foto: Reprodução/Gsmfans)
Índice de Experiência do Windows não é confiável (Foto: Reprodução/Gsmfans)


É necessário ainda um especial cuidado também com a identificação do processador e outros itens, pois até mesmo esses dados podem ser alterados por um vendedor mal-intencionado.



Uma boa ferramenta para dar uma “olhada” geral no aparelho é o programa AIDA64. Ele permite ver diversos detalhes de hardware e software, o que ajuda, por exemplo, na hora de confirmar se o processador, a quantidade de memória e outros itens são realmente aqueles informados pelo negociador. Em caso de dúvidas sobre como usar a aplicação, basta consultar este pequeno guia preparado pelo TechTudo.



Aida pode ajudá-lo a ver todos os detalhes do PC (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)
Aida pode ajudá-lo a ver todos os detalhes do PC (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)


Embora o Windows tenha um bom suporte a diferentes tipos de hardware, nem todos são reconhecidos pelo sistema operacional. Por isso, é preciso ter sempre à mão os discos que vêm com o PC. Logo, o comprador deve exigir os CDs ou pode correr o risco de ficar sem um item por falta de driver. Essa exigência é especialmente necessária para usuários mais leigos, que não saberão identificar e procurar os discos de instalação.



Se estiver comprando um notebook, é necessário informar-se sobre o funcionamento da bateria e fazer testes exaustivos no aparelho. O interessado deve, de preferência, usá-la até acabar a carga, para ter certeza que ainda está boa o suficiente para suas necessidades.



Finalmente, além de ver o desempenho da máquina, é interessante testar todos os periféricos conectados a ela. Usar o sistema operacional e os aplicativos instalados ao máximo também. Assim, caso exista algum problema, é possível detectá-lo antes de efetivar a compra.



Cuidados com Macs



É importante ter muito cuidado com as promoções que prometem preços muito baixos. Algumas vezes, os produtos oferecidos são, na verdade, modelos antigos, já defasados ou simplesmente fora de linha. E o pior, isso acontece até mesmo em revendas oficiais.



Novo iMac já está disponível na Apple Store (Foto: Divulgação)
O próprio Mac OS X oferece ferramenta para analisar o funcionamento do hardware (Foto: Divulgação/ Apple)


Para não ser enganado, o usuário deve verificar o número de modelo do produto. Para isto, é necessário clicar no ícone da maçã na barra de menus, escolher a opção “Sobre este Mac” e, em seguida, ir para  “Mais Informações”. Na seção “Hardware”, o usuário deve selecionar o menu “Visão Geral do Hardware”. Assim, é possível conferir a especificação do aparelho, verificando todos os detalhes do hardware. A janela “Sobre este Mac” pode confirmar (ou não) as informações dadas pelo vendedor.



Conferindo as informações do hardware de um Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Conferindo as informações do hardware de um Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


No caso da compra de um portátil, é fundamental informar-se sobre a situação da bateria e fazer de tudo para testá-la. A bateria de um Mac, mesmo depois de muito tempo, costuma funcionar muito bem, mas como isso não depende apenas do fabricante, um proprietário descuidado pode deixá-la problemática. Neste caso, é importante ter certeza que ela vai atender as necessidades no dia a dia.



Assim como no PC, usar o equipamento ainda é o melhor medidor de desempenho. É interessante ligar o computador e usá-lo por um bom tempo, abrindo várias aplicações e forçando-o ao máximo para ver ser realmente serve para as suas necessidades.



Finalmente, mesmo que os aparelhos da Apple tenham uma sobrevida maior, por causa das atualizações fornecidas pela fabricante, é bom evitar comprar um que esteja muito defasado a ponto de não conseguir executar o último sistema operacional da empresa. Nesta situação, o usuário fica impedido de usar alguns benefícios da plataforma e até mesmo de instalar certos programas.



Peça ajuda



Se o comprador não tem os conhecimentos técnicos para fazer a avaliação necessária, deve recorrer a um técnico para acompanhá-lo. Na compra de um produto usado, ter certeza de cada detalhe é muito importante. Mais ainda, é o primeiro passo para finalmente entrar em negociação, pois qualquer defeito deve ser usado como argumento para conseguir um preço melhor.



Tem mais dúvidas sobre a compra de um produto usado? Pergunte no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/03/saiba-quais-sao-os-cuidados-para-comprar-um-pc-ou-mac-usado.html

0 comentários:

Postar um comentário