sábado, 30 de março de 2013

Raytheon cria sentido de radar para soldados inspirado em super-herói










O herói Demolidor, da Marvel, é cego e usa um sentido especial, que funciona como um radar, para prever perigos ao seu redor. A Raytheon, empresa do setor de defesa, quer dar aos soldados norte-americanos esse tipo de poder. Batizada de 3-D Audio, a tecnologia permite queouçam perigos iminentes ao seu redor, desde um ataque inesperado a um lançamento de míssil em direção ao militar.



Conjunto de fones separa os diversos estímulos auditivos em vários canais organizados espacialmente em volta da cabeça do soldado (Foto: Divulgação)
Conjunto de fones separa os diversos estímulos auditivos em vários canais organizados espacialmente em volta da cabeça do soldado (Foto: Divulgação)


Em síntese, a tecnologia se assemelha bastante à ideia de headsets que simulem 7.1 canais de áudio. A diferença é que, no caso da Raytheon, serão usados diversos alto-falantes, cada um deles dedicado a um canal de áudio em especial. Todd Lovell, engenheiro da companhia, dá um exemplo da aplicação do 3-D Audio: “Ao longo dos anos, pilotos militares escutam de três a quatro rádios diferentes, ao mesmo tempo, e quando duas pessoas falam, é difícil entender o que elas dizem”.



Com o equipamento, várias estações podem ser posicionadas espacialmente em diferentes direções em volta da cabeça do piloto. E isso ainda deixa vários canais livres para serem usados como feeds para ameaças.



Quando um veículo militar é fixado como alvo por um lançador de foguetes inimigos, o fone de ouvido poderá transmitir um sinal de alerta para o piloto que venha da mesma direção de onde a ameaça está posicionada. De acordo com a Raytheon, o sinal auditivo é entendido pelo cérebro mais rapidamente que os alertas visuais nos painéis dos veículos e pode significar a diferença entre um desastre e uma manobra evasiva bem-sucedida.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/03/raytheon-cria-sentido-de-radar-para-soldados-inspirado-em-super-heroi.html

0 comentários:

Postar um comentário