quinta-feira, 28 de março de 2013

Que ônibus passa aqui? Ação melhora mobilidade com a colaboração de todos










Quem nunca precisou pegar ônibus em um lugar desconhecido, mas não sabia quais linhas passavam por ali e teve que perguntar a alguém: Que ônibus passa aqui?


Essa é, certamente, uma das perguntas mais comuns nos pontos de ônibus sem sinalização. E é, também, o nome de uma iniciativa colaborativa de mobilização para a transformação das cidades.


Cansados de pedir informações a outros passageiros, os publicitários Gabriel GomesGiovani Groff e Luciano Braga chegaram a uma solução simples, rápida, barata e colaborativa para a sinalização deficiente da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: criaram adesivos para que qualquer pessoa indique as linhas que passam em qualquer ponto de ônibus.


Mas, para entender o porquê da ação, é preciso voltar alguns anos no tempo, mais precisamente para 2010, quando os três jovens fundaram o coletivo Shoot the Shit para ajudar a transformar a cidade em um lugar melhor por meio do engajamento local.


É com esse pensamento de transformação coletiva que a ação Que ônibus passa aqui? entra em cena. Financiada coletivamente por meio do site Catarse – os três amigos conseguiram R$ 1.300 a mais do que pediram – e, posteriormente, com o apoio da prefeitura, ela só funciona se tiver a participação da população.


Tal foi a repercussão das ações em Porto Alegre que pessoas de outras cidades do Brasil também se mobilizaram para melhorar a mobilidade de onde moram. “E não apenas capitais estão aderindo, mas também cidades do interior. O retorno está sendo muito massa”, comemorou Braga.


Você pode participar agora mesmo! Basta imprimir e colar o adesivo no ponto de ônibus mais próximo. “É uma oportunidade para as pessoas fazerem algo concreto e que vai ajudar muita gente. Mesmo que seja uma ação pequena, é valiosa”, disse Braga.


Veja, abaixo, como aderir à causa:



Fácil, não? Aproveite para se inspirar no vídeo da ação no Catarse, abaixo, e acompanhe a expansão da campanha por todo o Brasil pelo Facebook do projeto.




Conhece outras campanhas colaborativas como esta? Compartilhe com a gente pelos comentários.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/que-onibus-passa-aqui-acao-melhora-mobilidade-com-a-colaboracao-de-todos/

0 comentários:

Postar um comentário