sábado, 30 de março de 2013

O censo ilegal da internet em 2012










De tempos em tempos, um sujeito bate à porta de sua casa dizendo “é o Censo!”, e faz perguntas como: quantas pessoas moram aqui? Em que você trabalha? Quanto você ganha? É incomodo, eu sei, mas tem um bom motivo: saber tudo o que aconteceu com um lugar ou um povo específico sempre que um determinado ano se vai. Agora, já imaginou se existisse um Censo da Internet, pra saber quantos computadores existem no mundo? Um hacker já.


Com a ajuda de um vírus intitulado Carna Botnet e aplicando seu conhecimento de informática para empreender uma vigilância não autorizada de 420.000 computadores e redes de computadores com senhas fáceis, como “admin”, um anônimo conseguiu o que era inimaginável: revelar um pouco mais sobre as estatísticas que cercam o uso de internet pelo mundo. O vírus que, afestava apenas máquinas que rodam Linux, coletou dados sobre o uso de IPs (uma espécie de impressão digital de um computador) ao redor do mundo sem – ele garante, pelo menos – comprometer e-mails ou o uso dos computadores afetados. O programa malicioso rodava em prioridade baixa, e até um e-mail foi fornecido para quem quisesse obter mais informações sobre o projeto.


As plataformas afetadas rodavam IPv4, uma versão mais antiga do IP que está sendo substituída, mas ainda responde por boa parte do tráfego de dados na web. Com as informações que obteve em mãos e um punhado de contas, o hacker misterioso diz ter descoberto quantos IPs desse tipo existem no mundo: 1,3 bilhões em uso e 2,3 bilhões que não demonstram qualquer sinal de uso.


História bizarra, né? Mas, pelo menos, também rendeu esse mapa bonitão do fluxo de uso da internet aí em cima. Quer saber mais sobre o método utilizado e os resultados obtidos nesse Censo não-oficial da internet em 2012? Clique aqui.


 


Via Laughing Squid



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/o-censo-ilegal-da-internet-em-2012/

0 comentários:

Postar um comentário