sábado, 30 de março de 2013

Novas baterias de ar-alumínio podem 'empurrar' carros por até 1.600 km










Um dos grandes gargalos para a adesão dos carros elétricos pode estar em vias de ser solucionado. O uso de baterias de ar-alumínio, em substituição às de lítio, pode dar aos veículos elétricos a autonomia que, hoje, eles não possuem. A empresa israelense Phinergy já possui protótipos da tecnologia que podem levar um carro a distâncias de 1.600 km, eficiência energética que se equipara aos índices da gasolina e do diesel. De acordo com o site Green Car Reports, a empresa já assinou um contrato com uma grande montadora para que a tecnologia esteja disponível em modelos que serão lançados em 2017.



Tomada (Foto: Reprodução/Stock.xchng)
Empresa israelense desenvolve solução para

aumentar a autonomia de carros elétricos

(Foto: Reprodução/Stock.xchng)


Baterias geram energia a partir de reações químicas entre elementos em seu interior. No caso de uma bateria de íons de lítio, por exemplo, é o trânsito desses íons que libera elétrons para consumo. Em uma bateria de metal-ar, como o caso da proposta pelos israelenses, a energia é obtida a partir da oxidação do metal pelo ar ao nosso redor. Nesse caso, o alumínio.



Ao contrário da bateria de lítio comum, o ar não precisa estar encapsulado no interior da bateria. Isso significa que ela pode ser muito mais leve e simples de fabricar, uma vez que um de seus principais componentes pode ser encontrado em qualquer lugar da Terra. Baterías de lítio precisam ser seladas porque seus componentes são ridiculamente tóxicos e não podem entrar em contato com o exterior. Isso faz dessas baterias pesadas, o que não é algo desejável em carros: quanto mais peso, mais energia você precisa gastar para se mover.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/03/novas-baterias-de-ar-aluminio-podem-empurrar-carros-por-ate-1600-km.html

0 comentários:

Postar um comentário