sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rock in Rio 1ª edição e suas curiosidades

Boa noite a todos,



Agora neste momento está se iniciando o maior show de música do mundo (não mais de rock, mais sim o evento), apesar de levar o nome 'Rock in Rio' este show já deixou de ser de rock e inclusive já foi feito em outros países como Portugal e espanha, e hoje dia 23 de setembro de 2011 o bom filho a casa torna, ou seja o maior show de música está prestes a começar e as pessoas já devem estar se apertando para achar o melhor local para ver o show.

Vamos ver algumas curiosidades da 1ª edição :



- Primeira edição do festival teve início a 11 de Janeiro de 1985 no Rio de Janeiro em uma área de 250 mil metros quadrados especialmente construída para o efeito com o nome de Cidade do Rock.

- A primeira edição do Rock in Rio contava com o maio palco do mundo até então e teve direito a uma audiência de 1 milhão e 500 mil pessoas. Do cartaz fizeram parte nomes como Queen, Iron Maiden, AC/DC, Rod Stewart, Ozzy Osbourne ou Scorpions.

- Três bandas inicialmente anunciadas acabaram não vindo: The Pretenders (a vocalista Chrissie Hynde descobriu que estava grávida meses antes do festival), Men At Work (o grupo se separou repentinamente) e Def Leppard (o baterista Rick Allen sofreu o acidente que lhe custaria o braço esquerdo às vésperas do evento).

- - Para o lugar do Def Leppard, o Whitesnake foi recrutado. Substituindo o The Pretenders, veio o B-52’s. Rod Stewart preencheu a vaga do Men At Work, embora algumas fontes não estabeleçam conexão entre uma coisa e outra.

- A estrutura de palco era toda do Queen. Alguns aparatos de som e luz entravam em ação apenas nas duas apresentações da banda.

- A Igreja Católica conclamou seus fieis a não participar da festa diabólica que se instalava no Rio de Janeiro. “O Rock é uma música alienante e provocatória. As consequências de ordem moral e social devem preocupar pais e mestres”, declarava o Cardeal Arcebispo Dom Eugênio Salles.

- Na mesma linha, o então governador carioca, Leonel Brizola, se apoiava em suposta profecia de Nostradamus, que dizia que um grande encontro de jovens na América do Sul, no fim do século XX, terminaria em tragédia, com a morte de milhares de pessoas. Segundo Roberto Medina, “a história foi inventada por jornalistas em um porre de bar”.

- Apesar de toda a pressão para transmitir uma imagem positiva a cada show, os artistas nacionais sofreram nas mãos do público, especialmente em dias que havia alguma banda de Heavy Metal na escalação. Poucos não foram hostilizados pela plateia, que atirava tudo em direção aos palcos.

- As informações sobre Rock no Brasil eram tão escassas que uma das bandas mais votadas para se apresentar no evento, em pesquisas populares, era o Led Zeppelin. A banda havia acabado cinco anos antes, após a morte do baterista John Bonham.

- Foi durante o festival que a expressão “metaleiro” foi criada. Sem saber como denominar a legião de headbangers que tomou de assalto a Cidade do Rock, a Rede Globo deu origem ao termo. Até hoje, ele é abominado pela cena Heavy, por ser considerado pejorativo.

- O Mc Donald's vendeu, num só dia, 58 mil hambúrgueres, entrando para o Guiness Book of Records. Este ainda é o seu recorde até hoje.

- Também foram consumidos 1.600.000 Litros de bebidas em 4 milhões de copos; 900.000 sanduíches; 7.500 quilos de massa e 500.000 fatias de pizza.

- Com a New Wave em alta, o público caprichou no visual típico. 800 quilos de gel para o cabelo foram vendidos.

- A cantora Nina Hagen foi escolhida pela imprensa como “a musa dos roqueiros”. O papel de sex symbol masculino coube a John Sykes, guitarrista do Whitesnake.

- Preocupado em evitar polêmicas, Roberto Medina proibiu, em contrato, que Ozzy Osbourne devorasse morcegos no palco.

- O Madman foi a primeira atração internacional oficialmente confirmada.

- O sino do AC/DC não pôde ser colocado no palco. Os engenheiros concluíram que a estrutura não suportaria o peso. A saída foi apelar para uma réplica de gesso.

- O guitarrista do Scorpions, Matthias Jabs, tocou com uma guitarra que imitava (ou ao menos tentava) o formato do mapa do Brasil.

- O contrato padrão previa duas apresentações para cada banda. Mas o Iron Maiden tocou apenas uma vez. Compromissos anteriormente assumidos impediram outro concerto.

- Durante a execução de “Revelations”, Bruce Dickinson bateu a guitarra acidentalmente em seu rosto. Com sangue escorrendo pela face, continuou a música até o fim. Fãs acharam que era um truque para emprestar dramaticidade ao espetáculo.

- Freddie Mercury era a diva do festival. Não permitia que ninguém se aproximasse e ameaçava ir embora se algum reles mortal o dirigisse a palavra. Acompanhe acontecimento relatado na revista Showbizz, em matéria especial sobre os quinze anos do Rock In Rio:

- Freddie Mercury deu fricote ao chegar à Cidade do Rock e encontrar o corredor cheio de plebeus (Erasmo Carlos, Elba Ramalho e outros astros da MPB, que esperavam para vê-lo). Entra em cena para segurar o pepino o bravo Amin Khader, responsável pelos camarins – que, àquela altura, já tinha tratado de acender o saquê a 20 graus para fazer a vontade de Sua Majestade. Travou-se então o seguinte diálogo...

Freddie: Quem são essas pessoas?

Amin: Grandes artistas brasileiros, gente do mesmo gabarito que você.

Freddie: Não podem ser do mesmo gabarito que eu, porque eles me conhecem e eu não os conheço!

Sua Majestade, então, do alto de seu posto de líder do grupo que cobrava o maior cachê do evento (US$ 600 mil), exigiu que todos saíssem do caminho ou voltava para o hotel. A duras penas, Amin conseguiu que cada um voltasse para o seu camarim. Porém, as portas permaneceram abertas. À passagem de Freddie, ouvia-se o coro de “Viado! Viado!”.

Freddie: O que eles estão gritando?

Amin: Estão te elogiando...

Freddie: É mentira!

Pas-sa-do, Freddie entrou em seu camarim. Minutos depois, saiu e procurou Amin. “No Brasil tem furacão?”, perguntou. Ao ouvir a negativa, Sua Majestade retrucou: “Pois acabou de passar um por aqui!”. “Quando eu entrei”, conta Amin, “estava tudo virado! A bicha tinha botado o camarim de pernas pro ar. Tinha mamão papaya até no teto!”.

Fontes de pesquisa: Revista Showbizz (reportagem “Os dez dias que abalaram o Brasil”, de Jaime Biaggio) e site oficial do evento.



Bom pessoal por hoje é só, continuaremos em outros posts falando das outras edições.

VEJA TAMBÉM: 

Curiosidades da 2ª edição do Rock in Rio
Submarino e Rock in Rio oferecem produtos oficiais com até 70% de desconto
Elton John leva o Rock In Rio para uma viagem aos seus sucessos
- Claudia Leitte abriu o show do Rock In Rio com músicas próprias e covers
- Com quase duas horas de atraso Rihanna fechou a noite do Rock In Rio


Até o próximo melhor do planeta