domingo, 25 de setembro de 2011

Curiosidades da 2ª edição do Rock in Rio

Boa tarde a todos,



Iremos falar um pouquinho mais de Rock in Rio, agora vamos colocar algumas curiosidades da 2ª edição.
Devido ao enorme sucesso do primeiro evento em 1985, Medina promoveu, entre 18 e 26 de janeiro de 1991, o Rock in Rio II. Porém a segunda edição do evento foi realizada no Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento) também puderam assistir ao evento das arquibancadas do estádio (por preços um pouco maiores do que aqueles do gramado). 

Algumas curiosidades sobre os artistas da segunda edição

Guns N' Roses: A banda mais aguardada do evento se apresentou em 2 shows e fez, na opinião de seu líder e vocalista Axl Rose, "uma de suas melhores apresentações em todos os tempos". Foi o primeiro show com o baterista Matt Sorum e o tecladista Dizzy Reed, algumas das músicas apresentadas foram inéditas, e seriam lançadas nos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II no final daquele ano.

Faith No More: Graças a participação no festival, o FNM passou a ser a banda estrangeira mais cultuada do Brasil na época, tanto que o grupo voltaria ao país meses depois para uma mini-turnê. A banda também conheceu o Sepultura, com quem o vocalista Mike Patton gravou a canção Lookaway, presente no disco Roots (1996).

Sepultura: O grupo brasileiro de maior repercussão mundial estava vivendo um grande momento da carreira. A banda, liderada na época pelos irmãos Max e Igor Cavalera, estava gravando o quinto disco Arise, quando foram convidados para participar do festival. Para aproveitar a atenção que a mídia dava ao quarteto por causa do evento, eles decidiram lançar uma versão pré-mixada de Arise, que tinha como faixa bonus "Orgasmatron" (cover do Motorhead). Apesar de ter tido apenas 30 minutos de show, o Sepultura fez uma apresentação memoravel no Rock in Rio II e deixou o público querendo mais.

Happy Mondays: A principal banda do movimento Madchester, até então não muito conhecido no Brasil fez um grandioso show, não ligando para se as pessoas conheciam ou não as suas músicas. O líder do grupo Shaun Ryder chegou a anunciar em entrevista para o jornal Folha de São Paulo que ia trazer pro Brasil mil tabletes de ecstasy, mas acabou desistindo e justificou: "Não estou afim de experimentar as prisões brasileiras."

Titãs: O show no Rock in Rio 2 marcou o fim da turnê do disco Õ Blésq Blom, que é considerada uma das mais lucrativas da história do rock brasileiro.

A-ha: A banda norueguesa se apresentou conseguindo até um recorde de maior público pagante, com 198.000 pessoas.

Megadeth: O grupo americano de Thrash Metal tinha acabado de lançar o seu quarto disco, Rust In Peace, e apresentou um cover de "Anarchy In The UK", do Sex Pistols.

Engenheiros do Hawaii: Em sua primeira participação no Rock in Rio, foi votada por uma enquete da Rede Globo como a segunda pior do festival, atrás apenas da também brasileira Biquini Cavadão. Gessinger, Licks & Maltz, em pleno estouro do hit-cover "Era Um Garoto …", sequer foram mencionados por um grande jornal paulista. Ainda assim, o grupo foi reconhecido por ter feito um show de qualidade comparável aos dos gringos pelo jornal norte-americano New York Times, em sua cobertura.

George Michael: Durante o show, teve a participação de seu ex-parceiro no Wham!, Andrew Ridgeley.

Curiosidades da 2ª Edição do Rock in Rio


  • Duas avaliações distintas: a apresentação do Engenheiros do Hawaii, na segunda edição do Rock in Rio, foi considerada uma das piores e em alguns veículos de imprensa foi simplesmente ignorada.
  • Já o The New York Times, que mandou gente para cobrir o evento, classificou a performance da banda como uma das poucas comparáveis às apresentações gringas pelo mundo. Não tente entender.
  • Roqueiro também usa o toalete: nesta mesma edição, foram consumidos, de acordo com a produção, 43.500 metros de papel higiênico, número que equivale a 1,7 km
  •  A edição de 1991 é tida até hoje como a mais violenta de todas: além de várias brigas e ocorrências, duas pessoas morreram: uma ao tentar pular um portão do Maracanã, e outra baleada na porta do estádio. Uma fã ainda acusou PMs de tentativa de estupro.
  • Colin Hay, vocalista do então extinto Men At Work, veio para uma apresentação solo. Ganhou o troféu de pior apresentação, e vaias do público, mesmo tocando hits da sua ex-banda. Era melhor ter ficado em casa.
  • Outro troféu: Lobão fez o show mais curto da história do festival. Após tocar “Vida Louca Vida” e um pedaço de “Canos Silenciosos”, cansou-se de ser hostilizado pelo público, que esperava Megadeth e Guns, bateu boca, levou garrafadas e foi embora. Total: 6 minutos. 

VEJA TAMBÉM:

- Curiosidades da 1ª edição do Rock in Rio 
- Curiosidades da 3ª edição do Rock in Rio 
Submarino e Rock in Rio oferecem produtos oficiais com até 70% de desconto
Red Hot Chili Peppers incendeia em apresentação
Snow Patrol apresenta show morno e deixa a desejar







Até o próximo melhor do planeta

0 comentários:

Postar um comentário